Oficial: Ivan Hasek anunciado como selecionador da República Checa para o Euro-2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficial: Ivan Hasek anunciado como selecionador da República Checa para o Euro-2024

Atualizado
Oficial: Ivan Hasek anunciado como selecionador da República Checa para o Euro-2024
Oficial: Ivan Hasek anunciado como selecionador da República Checa para o Euro-2024Profimedia
Ivan Hasek foi anunciado esta quinta-feira como selecionador da República Checa, regressando a um cargo que ocupou brevemente em 2009. O primeiro jogo dos checos na fase de grupos do Euro-2024 é contra Portugal.

Hasek, de 60 anos, é um nome conhecido no futebol checo, tendo passado pelo Sparta de Praga como jogador e treinador, mas também pela seleção, brevemente como treinador em 2009, e como presidente da Federação de Futebol da República Checa (FACR). Como treinador, acumulou várias passagens pelo futebol árabe, nomeadamente nos Emirados Árabes Unidos (Al-Furaijah, Emirates Club e Al Ahli Club). A sua última experiência foi como seleccionador do Líbano.

Durante o tempo com a equipa nacional, Hasek somou três vitórias e um empate em quatro jogos: 2-2 com a Eslováquia, 3-1 contra a Bélgica, 7-0 com São Marino e 2-0 sobre a Polónia. Enquanto jogador, o antigo capitão da seleção checa venceu oito vezes a Liga daquele país ao serviço do Sparta.

Na equipa técnica vai contar com Jaroslav Vesely como adjunto, que já o tinha acompanhado no Médio Oriente, e era agora treinador do Bohemians Prague 1905, a antiga equipa de Antonín Panenka. Vesely conduziu a equipa checa às competições europeias pela primeira vez em décadas, apesar de ter sido eliminada pelo Bodo/Glimt na primeira ronda. Vai continuar a orientar a equipa em conjunto com as responsabilidades na seleção.

Outro elemento da equipa técnica será Jaroslav Kostl, um jovem treinador de 34 anos, treinador-adjunto do Slavia de Praga desde 2017/18. Um dado curioso é que o seu irmão Daniel está atualmente ao serviço de Vesely no Bohemians. Ao mesmo tempo, o primeiro trabalho de Kostl no mundo do futebol foi precisamente como assessor do Bohemians.

Durante muito tempo, especulou-se sobre o envolvimento do vencedor da Bola de Ouro de 2003, Pavel Nedved, mas o antigo capitão da seleção checa recusou a oferta para se tornar diretor-geral: "Devo declarar, em primeiro lugar, que agradeço a proposta e as suas condições e que analisei a mesma muito cuidadosamente. Também agradeço a postura da FACR durante as negociações. No entanto, depois de uma consideração matura e muitas consultas, decidi que não a posso aceitar".

A República Checa vai defrontar Portugal na primeira jornada do Grupo C do Euro-2024, num encontro agendado para 18 de junho.