Oficial: UEFA vai aumentar convocatória para seleções de 23 para 26 jogadores no Euro-2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oficial: UEFA vai aumentar convocatória para seleções de 23 para 26 jogadores no Euro-2024

O Euro 2024 realiza-se este verão na Alemanha
O Euro 2024 realiza-se este verão na AlemanhaAFP
Os países que vão participar no Euro-2024, que se realiza na Alemanha em junho e julho, vão poder levar plantéis de 23 a 26 jogadores, disse esta sexta-feira à AFP uma fonte próxima do comité executivo da UEFA.

Todos os jogadores poderão fazer parte da lista de convocados, ao contrário do que aconteceu no último Campeonato da Europa, em 2021, quando as equipas tinham 26 jogadores, mas três não podiam vestir o equipamento e tinham de assistir a partir das bancadas.

O aumento do número de jogadores para 23 no último Euro deveu-se à pandemia e às potenciais complicações de os membros da equipa contraírem COVID-19.

A FIFA também autorizou o alargamento no Campeonato do Mundo de 2022, que se disputou a meio da época dos clubes europeus, onde se encontram muitos dos principais jogadores.

No entanto, resta saber se todos os treinadores das selecções nacionais vão escolher o número máximo de jogadores desta vez.

"As estatísticas mostram que, em média, num grande torneio, quatro jogadores de uma equipa não jogam nada e há dois ou três que jogam no máximo 10 minutos", disse recentemente à AFP o seleccioandor francês Didier Deschamps.

"Convocar 26 jogadores só por convocar não me interessa", apontou.

As listas finais de convocados para o Euro-2024 devem ser apresentadas ao organismo que rege o futebol europeu até 7 de junho, sete dias antes do início do torneio.