Portugal só perdeu no Luxemburgo na estreia do rei Eusébio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Portugal só perdeu no Luxemburgo na estreia do rei Eusébio
Portugal quer somar novo triunfo
Portugal quer somar novo triunfoLUSA
A seleção portuguesa de futebol venceu 17 dos 19 duelos com o Luxemburgo, sofrendo fora os únicos dissabores, um empate em dia de estreias de Figo e João Pinto e um desaire no primeiro jogo do rei Eusébio.

Em 08 de outubro de 1961, na Cidade do Luxemburgo, a casa da formação do Grão-Ducado, o jogador do Benfica fez o primeiro jogo pela seleção das quinas, então orientada pelo também goleador Fernando Peyroteo, e até marcou, mas Portugal caiu por 4-2.

No jogo 111 da seleção das quinas, no apuramento falhado para o Mundial de 1962, o onze luso foi destruído por Ady Schmidt, que, para espanto geral, colocou a solo o resultado em 3-0, com tentos aos 22, 53 e 57 minutos. Nicholas Hoffmann marcou o outro golo dos anfitriões, aos 84 minutos, na resposta ao primeiro de Eusébio, aos 83, em dia de estreia, com 19 anos. A um minuto do final, Yaúca selou o resultado final.

O jogador do Belenenses tinha sido, cerca de sete meses antes, a grande figura do primeiro duelo de sempre entre Portugal e o Luxemburgo, que acabou com uma goleada por 6-0 da formação das quinas, ao conseguir um hat-trick (54, 62 e 84 minutos).

Além do 2-4 de 1961, o outro embate que Portugal não venceu aconteceu em 12 de outubro de 1991, dia em que, no mesmo local, não conseguiu melhor do que um empate a um golo, num embate em que faturou o também estreante António Nogueira.

Se o desaire ficou para a lenda como o jogo em que Eusébio se estreou, a igualdade entrou para a história como o embate – o 298.º de Portugal – em que o também Bola de Ouro Figo e João Vieira Pinto cumpriram a primeira internacionalização AA.

Acompanhe o relato áudio
Acompanhe o relato áudioFlashscore

Emílio Peixe, que tinha sido eleito o melhor jogador do Mundial de juniores de 1991, conquistado pela seleção lusa em Lisboa, também fez a estreia, no embate que antecedeu o desaire por 1-0 nos Países Baixos, que tirou Portugal do Euro-92.

No que respeita aos outros 17 encontros, o conjunto das quinas venceu-os os todos, incluindo os últimos 12 e os restantes sete disputados em solo luxemburguês, onde a seleção lusa se desloca no domingo pela 10.ª vez.

No total, a seleção lusa soma 17 vitórias, um empate e uma derrota, com 59 golos marcados e oito sofridos, em 19 jogos, sendo que, fora, o registo é de sete triunfos, uma igualdade e um desaire, em nove encontros, com 22-8 em golos.

O 20.º encontro entre Luxemburgo e Portugal, e 10.º em solo do Grão-Ducado, a contar para a segunda jornada do Grupo J de qualificação para o Europeu de futebol de 2024, realiza-se no domingo, pelas 19:45 (em Lisboa).