Mais

Probierz, selecionador da Polónia: "A equipa checa é muito direta, joga de forma agressiva"

Michał Probierz, selecionador da Polónia, em conferência de imprensa
Michał Probierz, selecionador da Polónia, em conferência de imprensaPAP
O selecionador da Polónia, Michał Probierz, admitiu esta quinta-feira, antes do jogo contra a República Checa, em Varsóvia, que o rival impõe um estilo de jogo agressivo desde o início. Da última vez que a Moldávia começou desta forma, os polacos tiveram enormes problemas. "Temos de contra-atacar", acrescentou.

A Polónia sucumbiu perante a República Checa por 1-3, em Praga, em março, a abrir a qualificação para o Euro-2024. Liderados na altura por Fernando Santos, os polacos começaram desde logo a correr atrás do prejuízo no grupo. 

"Sabemos que a equipa checa é muito direta, joga de forma agressiva. Já vimos no jogo de março como eles impuseram um estilo muito agressivo desde o início. Temos de contrariar isso. Também precisamos de fazer uma transição suave para a ação depois de recuperarmos a bola", explicou Michał Probierz, o sucessor de Fernando Santos.

"Não podemos deixar que o nosso meio-campo seja demasiado aberto. Não podemos permitir que os nossos rivais nos tirem a bola, como aconteceu no primeiro jogo. Queremos, sem dúvida, fazer um bom jogo. Finalmente tivemos a oportunidade de treinar um pouco mais. Podemos, por exemplo, dedicar uma sessão de treino inteiramente à organização do jogo, ao que queremos jogar. E queremos continuar a jogar à bola", acrescentou o selecionador polaco.

O treinador admitiu que a sua visita ao jogo entre o Slavia Praga e a AS Roma na Liga Europa (os anfitriões venceram a 9 de novembro por 2-0) ajudou muito. Embora Nicola Zalewski, da Roma, não tenha jogado na altura, Probierz teve oportunidade de ver alguns dos jogadores checos.

"Pude ver seis representantes checos do Slavia ao vivo. Isto é muito conveniente, porque anteriormente, como treinador da equipa de juniores, não tive esta oportunidade. A propósito, foi bom conhecer Tomas Pesir (antigo futebolista, entre outros, do Jagiellonia Białystok), que é o diretor da seleção nacional de lá. Mas também cumprimentei e conversei um pouco com o selecionador da equipa nacional checa (Jaroslav Silhavy)", recordou.

"Sabemos que os checos preferem duas configurações. Com quatro e com três defesas. Estamos preparados para as duas", anunciou Probierz.

O selecionador polaco está muito satisfeito com a atitude dos seus jogadores durante o estágio em Varsóvia.

"Todos os jogadores, do primeiro ao vigésimo quinto, e sabe-se que alguns - o que é doloroso - ficarão de fora da equipa na sexta-feira, estão a treinar muito bem. Estão todos muito empenhados, estão a tentar aceitar os comentários que lhes fazemos", sublinhou Probierz.

Qual era a situação física da seleção polaca antes da sessão de treino desta quinta-feira? "Para já, está tudo em ordem", respondeu Probierz de forma sucinta.

"Já durante a escolha e as convocatórias para a seleção, há sempre um primeiro onze em mente. Olhamos para o que os checos estão a fazer. Convocaram alguns futebolistas. Podem mudar o cenário do jogo. No que diz respeito à nossa equipa, há mudanças em duas ou três posições, e aí continuamos a tentar as configurações. Mas é sabido que a maioria dos jogadores que jogam regularmente nos seus clubes estão a ser testados para o onze inicial de amanhã", admitiu Probierz.

A Polónia está em terceiro lugar no Grupo E, com 10 pontos em sete jogos, e tem uma partida a mais do que os seus rivais mais perigosos - Albânia (13 pontos), República Checa (11) e Moldávia (9). Duas equipas vão garantir o apuramento de forma direta. Os jogadores polacos, além de terem de vencr os checos, têm de contar com resultados favoráveis noutros jogos. Em caso de fracasso, a seleção polaca disputará o "play-off" de março.

A Polónia defronta a República Checa esta sexta-feira e joga um particular contra a Letónia a 21 de novembro. Ambos os jogos têm início às 19:45, no PGE Narodowy.

Classificação do Grupo E
Classificação do Grupo EFlashscore