Šeško não conseguiu evitar as lágrimas após qualificação da Eslovénia: "É inacreditável"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Šeško não conseguiu evitar as lágrimas após qualificação da Eslovénia: "É inacreditável"

Benjamin Šeško é o melhor marcador da Eslovénia na fase de qualificação
Benjamin Šeško é o melhor marcador da Eslovénia na fase de qualificaçãoProfimedia
O avançado Benjamin Šeško (20 anos) admitiu estar em lágrimas numa entrevista ao site da UEFA, após a passagem da Eslovénia ao Campeonato da Europa de 2024, na segunda-feira. Esta é apenas a segunda vez que a Eslovénia estará no Euro, tendo jogado apenas em 2000. O treinador Matjaž Kek (62 anos) considera que os jogadores renovaram a sua fé no futebol local.

"Não consigo descrever as minhas emoções. Poucos minutos depois do jogo, comecei a chorar por causa de todas as emoções e do peso do momento. É inacreditável, nunca vou esquecer. Especialmente porque somos um país que não chega muitas vezes às finais dos torneios. Mal posso esperar para jogar no Euro", disse Šeško.

Os números de Sesko
Os números de SeskoFlashscore

Os eslovenos derrotaram o Cazaquistão por 2-1 num confronto direto para se qualificarem para o campeonato. Šeško contribuiu para o triunfo com o golo inaugural de grande penalidade. "Foi muito stressante, estávamos a jogar um grande jogo e muita coisa se passava à minha volta. Foi difícil, mas disse a mim mesmo que ia conseguir, que ia rematar para onde queria e que a bola ia acabar por entrar na baliza. E acabou ", disse o atacante de 20 anos do Leipzig, da Bundesliga.

O país de dois milhões de habitantes participou em três torneios até agora e foi sempre eliminado na fase de grupos, incluindo os Campeonatos do Mundo de 2002 e 2010. O atual treinador Matjaž Kek, que regressou à seleção em 2018, levou os eslovenos ao Campeonato do Mundo há 13 anos.

"Sentimos uma enorme alegria e orgulho. Penso que avançámos merecidamente. Agradeço à Eslovénia a incrível quantidade de energia positiva dos últimos meses. Esta geração, que quase foi rotulada de perdedora, deu os seus frutos. Recuperou a confiança no futebol esloveno. Hoje (ontem) a Eslovénia respirou como um só país e isso é o mais bonito de tudo", afirmou Keka em conferência de imprensa, segundo o Ekipa24.

Com a vitória sobre o Cazaquistão, a Eslovénia ficou a um ponto da Dinamarca, que dominou o Grupo H graças a um melhor registo entre si. Finlândia, Irlanda do Norte e São Marino também estão no "gancho".

"Desde o momento em que o grupo foi sorteado, o objetivo era claro. Estou convencido de que este será um novo impulso para o futebol esloveno. Agradeço aos jogadores, à equipa de gestão e à federação eslovena, que acreditou em nós e me deixou dirigir a equipa durante cinco anos, o que é provavelmente um recorde na Eslovénia", afirmou Kek, de 66 anos.

Eslovénia qualificou-se na 2.ª posição do grupo
Eslovénia qualificou-se na 2.ª posição do grupoFlashscore

A 2 de dezembro, os eslovenos ficarão a conhecer os nomes dos adversários do seu grupo no Euro. Já é certo que evitarão a República Checa, os Países Baixos, a Eslováquia e a Escócia, uma vez que estão todos no terceiro escalão de desempenho.

Tabelas dos grupos de qualificação