Suíça deixa escapar vantagem de dois golos e empata com Roménia (2-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Suíça deixa escapar vantagem de dois golos e empata com Roménia (2-2)
Mihaila foi o herói da Roménia
Mihaila foi o herói da Roménia
AFP
Um bis de Valentin Mihăilă garantiu à Roménia um empate a 2-2 contra a Suíça nas qualificação para o Campeonato da Europa de 2024. Israel bateu Andorra e Bielorrússia somou três pontos pela primeira vez.

Os suíços têm sido a força dominante no Grupo I, o que se reflectiu na fase inicial, quando receberam a Roménia. No espaço de um quarto de hora, Andrei Burcă fez um excelente bloqueio para negar a Denis Zakaria depois de o médio ter trabalhado algum espaço na borda da área, Ruben Vargas foi travado por Horațiu Moldovan depois de passar por trás da defesa Tricolorii e a bola de Granit Xhaka ficou muito perto de ser convertida por Zeki Amdouni.

A pressão implacável acabou por dar frutos aos 28 minutos, quando Vargas lançou uma bola que sofreu um desvio de Cristian Manea e assentou na perfeição para uma finalização simples de Amdouni. Remo Freuler parecia certo de adicionar um segundo logo depois, mas foi negado por outra intervenção de última hora de Burcă, embora não houvesse como parar Amdouni quando ele correu para trás para alcançar uma bola requintada de Xherdan Shaqiri, como o atacante friamente deslizou para casa seu sétimo golo nos últimos quatro jogos por clube e país.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A Suíça continuou em vantagem após o intervalo, com Xhaka a encontrar Shaqiri, mas a tentativa de remate do extremo foi por água abaixo. A Roménia não desistiu e fez as suas próprias incursões no ataque, mesmo que o seu desespero tenha sido resumido pela tentativa infrutífera de Mihăilă de mergulhar na área suíça. Os anfitriões também tiraram um pouco o pé do acelerador e pensaram que tinham uma grande  penalidade após o desafio de Cristian Manea em Renato Steffen, mas a decisão foi anulada após uma verificação do VAR.

Um excelente cruzamento de Olimpiu Moruțan e uma finalização igualmente impressionante de Mihăilă' deram esperança à Roménia aos 90 minutos, e os dois ligaram-se novamente aos 90+2 minutos para ganhar um ponto aos Tricolorii do nada, uma vez que permanecem invictos e com um ponto de vantagem sobre Israel para ficar em segundo lugar. A Suíça ficará furiosa por ter deixado a liderança escapar de uma posição tão confortável, especialmente quando Uran Bislimi ficou a um passo de restabelecer a liderança, embora ainda esteja no topo do Grupo I da qualificação para o Euro-2024 e invicta.

As notas dos jogadores
Flashscore

Nos outros jogos do grupo, Israel sofreu para vencer Andorra (2-1). Shlomo (42 minutos) colocou a equipa da casa em vantagem, Albert Rosas (52) empatou, mas Manor Solomon (61) devolveu a vantagem aos anfitriões.

A Bielorrússia garantiu os primeiros pontos ao vencer o Kosovo (2-1), em Budapeste. Morozov (73 minutos) e Ebong (75) marcaram os golos da equipa da casa, enquanto um penálti de Muriqi devolveu alguma esperança aos kosovares.

A classificação do Grupo
Flashscore