Pré-Olímpico: Argentina (0-5) e Paraguai (3-0) fazem festa, drama chega ao Uruguai

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pré-Olímpico: Argentina (0-5) e Paraguai (3-0) fazem festa, drama chega ao Uruguai

Thiago Almada comemora um dos seus golos.
Thiago Almada comemora um dos seus golos.Profimedia
A Argentina goleou o Chile por 0-5 na terça-feira para chegar à fase final, um resultado que elimina a equipa de Marcelo Bielsa de forma prematura.

Thiago Almada colocou a música para a festa argentina numa noite brilhante, com dois golos e uma assistência.

O número 10 da turma de Javier Mascherano, campeão com a seleção principal no Mundial do Catar sob o comando de Lionel Scaloni, inaugurou o marcador aos 45 minutos e aumentou a vantagem com um golo de grande penalidade antes da hora de jogo. POuco depois, assistiu Santiago Castro, sendo que Aaron Quiros e Luciano Gondou completaram a goleada por 5-0.

Esta comemoração contrastou com o funeral dos uruguaios, que esperavam muito mais de uma seleção liderada pelo avançado Luciano Rodríguez, sob as ordens de Marcelo Bielsa. Depois de duas derrotas, a Celeste acordou e venceu o Peru por 3-0, mas a reação veio tarde demais.

Com a última jornada do Grupo B na sexta-feira, Argentina e Paraguai estão garantidos na fase final com sete pontos, uma final four, disputada entre 05 a 11 de fevereiro, que tem dois bilhetes para oferecer para os Jogos Olímpicos. 

O Brasil já está qualificado no Grupo A.

Almada, o craque do dia

"Estamos a ir de menos para mais", disse Mascherano na conferência de imprensa após a vitória. "Muitos dos rapazes estão a vestir a camisola da seleção pela primeira vez. São pessoas e precisam de tempo para se soltarem (...); com o passar do tempo, com o passar dos jogos, sentem-se cada vez mais confortáveis".

Claudio El Diablito Echeverri foi titular pela primeira vez nesta competição, jóia do River Plate e futuro jogador do Manchester City, de 18 anos, desequilibrou constantemente ao lado de Almada no estádio Misael Delgado, na cidade venezuelana de Valência.

Só uma boa exibição de Vicente Reyes na baliza manteve os argentinos à distância, mas tudo se encaminhou com uma bomba de Castro aproveitada por Thiago no ressalto.

Estatísticas de Thiago Almada.
Estatísticas de Thiago Almada.Flashscore

Um penálti sobre Juan Ignacio Nardoni, por um empurrão de Matias Vasquez, melhorou ainda mais o cenário e Almada marcou com sucesso. A exibição do camisola 10 não parou por aí, ao fazer o passe para Santiago entrar na área.

"Era um jogo muito importante (...) e felizmente fizemos todos um grande jogo", disse o avançado do Atlanta United.

Os opções lançadas do banco, já com o jogo decidido, Quirós e Gondou completaram a goleada.

Tarde demais

Embora os Charrúa tenham acordado depois das derrotas nos dois primeiros jogos, não foi suficiente.

Os golos de Luciano Rodríguez (penálti), Santiago Homenchenko e Renzo Sánchez selaram a vitória da equipa de Bielsa, que precisava de um empate entre Argentina e Chile para continuar viva.

O lateral-esquerdo Valentin Rodriguez abriu o marcador ao ser derrubado dentro da área por Alessandro Burlamaqui. Luciano, que tem sido associado a uma transferência para o clube neerlandês Feyenood na imprensa uruguaia, deu um toque suave para enganar o guarda-redes Diego Romero.

Depois do marcador inaugurado, Palacios levantou para a área e o cabeceamento de Homenchenko aumentou a vantagem. O terceiro golo surgiu de um remate potente de Sanchez de fora da área.

Em todo o caso, não serviu de grande coisa, porque os campeões olímpicos de Paris em 1924 e Amesterdão em 1928 estão fora da corrida; Bielsa, por sua vez, conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004).