FIFA multa Argentina em 75 mil euros e estádio com metade da lotação contra o Chile

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIFA multa Argentina em 75 mil euros e estádio com metade da lotação contra o Chile

Adeptos argentinos foram responsáveis pelos confrontos no Brasil-Argentina de 23 de novembro
Adeptos argentinos foram responsáveis pelos confrontos no Brasil-Argentina de 23 de novembroAFP
A FIFA castigou esta quinta-feira a Federação Argentina de Futebol (AFA), na sequência dos distúrbios registados nas bancadas de estádios em três partidas da seleção da Argentina, em 2023, diante do Brasil, Uruguai e Equador, todas a contar para a qualificação para o Mundial-2026.

Aém de ter recebido uma multa de cerca de 75 mil euros, o Comité Disciplinar da FIFA decidiu aplicar uma restrição de 50% da capacidade do estádio que vai acolher o próximo jogo em casa da atual seleção campeã do Mundo, marcado para o dia 4 de setembro, diante do Chile

Parte do castigo foi decidido com base em episódios que sucederam durante a vitória da Argentina frente ao Equador (1-0), no dia 8 de setembro do ano passado, e na derrota contra o Uruguai (0-2), a 17 de novembro, tendo resultado em atrasos das respetivas partidas, discriminação nas bancadas e invasões de campo. 

Mais recentemente, a 22 de novembro, a confusão gerada antes do apito inicial do Brasil-Argentina (0-1), que começou com um atraso de vários minutos devido a confrontos violentos entre adeptos argentinos e a polícia brasileira, também contribuiu para o aumento da multa imposta à AFA.

Recorde-se que, nesse jogo diante do Brasil, a Argentina recusou-se a iniciar o jogo, em protesto com o tratamento dado aos adeptos por parte das autoridades. Porém, segundo o relatório, foram mesmo os adeptos argentinos os responsáveis pelos “atos de indisciplina dentro e fora do estádio”, sendo que o Brasil escapou a qualquer castigo.