As escolhas do editor: Emoções no Mestalla, clássicos em Manchester e no Dragão

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
As escolhas do editor: Emoções no Mestalla, clássicos em Manchester e no Dragão
Clássico da 24.ª jornada tem lugar no Estádio do Dragão
Clássico da 24.ª jornada tem lugar no Estádio do DragãoFlashscore/LUSA
Onde estão as melhores odds? Que dado estatístico merece atenção? Onde pode estar a explicação para um resultado ter mais probabilidade de acontecer? Nesta rubrica, todas as sextas-feiras, o Flashscore apresenta-lhe a escolha de um editor sobre os jogos aos quais deve estar atento e faz, de forma descomprometida, um prognóstico do resultado final.

Valência-Real Madrid

É o regresso do Real Madrid, e de Vinícius Júnior, ao Estádio Mestalla, depois do caso de insultos racistas na última visita dos merengues. A formação de Carlo Ancelotti, de resto, venceu apenas três das últimas dez visitas à casa do Valência. No último confronto, a 11 de novembro do ano passado, houve goleada por 5-1, mas é a equipa da casa que tem melhor histórico, tendo três vitórias, um empate e apenas essa derrota nos últimos cinco jogos.

O Valência chega a este jogo da 27.ª jornada da LaLiga no 8.º lugar, vindo de um empate a zero diante do Sevilla. Jogando no Mestalla, a equipa do morcego tem oito vitórias, três empates e quatro derrotas nos últimos 15 jogos, enquanto fora de casa registou apenas quatro vitórias, quator empates e sete derrotas. Para a LaLiga, são 21 pontos conquistados, em 30 possíveis, atuando perante os seus adeptos.

O Valência deve apresentar-se diante do Real Madrid no habitual 4-4-2, com Roman Yaremchuk, ex-Benfica, e Hugo Duro como referências ofensivas, apoiados por Hugo Guillámon. O extremo Diego López, a recuperar de uma fratura do osso malar, deve ser baixa para esta partida.

Os últimos jogos entre Valência e Real Madrid
Os últimos jogos entre Valência e Real MadridFlashscore

Do outro lado estará o Real Madrid, líder da LaLiga, com 62 pontos, mercê das 20 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota no campeonato. Vem de um triunfo caseiro diante do Sevilha, por 1-0, com golo de Luka Modric, sendo que na última deslocação empatou a um golo com o Rayo Vallecano.

Olhando para os jogos fora de casa, o Real Madrid tem 11 vitórias e quatro empates nos últimos 15 jogos, enquanto no Santiago Bernabéu regista 12 vitórias e três empates no mesmo número de partidas.

Tudo indica que Carlo Ancelotti mantenha a sua aposta no 4-3-3, com Tchouaméni, Kroos e Valverde no meio-campo, e Rodrygo como referência ofensiva. Ainda sem poder contar com Jude Bellingham, o treinador italiano tem também entregues ao departamento médico David Alaba, Éder Militão e Courtois.

Prognóstico: Ambas marcam e Real Madrid vence.

Manchester City-Manchester United

Clássico de Manchester na 27.ª jornada da Premier League. Apesar da equipa de Pep Guardiola ter vencido o último confronto, por 3-0, a 29 de outubro do ano passado, o Manchester United venceu três dos últimos cinco clássicos.

O Manchester City chega a este jogo no 2.º lugar do campeonato, depois de duas vitórias por 1-0 nas últimas jornadas, diante de Bournemouth e Brentford. Jogando em casa, a formação de Guardiola regista 11 vitórias e quatro empates nos últimos 15 jogos, enquanto no mesmo número de partidas, como visitante, conseguiu 12 vitórias, um empate e duas derrotas.

Pep Guardiola deve optar pelo esquema habitual, em 4-3-3, com Jéremy Doku, Phil Foden e Haaland na frente de ataque, apoiados por Rodri, Kovacic e Kevin De Bruyne no meio-campo. Gvardiol é, para já, a única baixa confirmada.

Os últimos clássicos de Manchester
Os últimos clássicos de ManchesterFlashscore

Do lado do Manchester United, a equipa de Erik ten Hag chega a este clássico no 6.º lugar, tendo perdido o último jogo, em Old Trafford, diante do Fulham de Marco Silva (1-2). 

Jogando fora de casa, o United tem 9 vitórias, dois empates e quatro derrotas nos últimos 15 jogos, enquanto em Old Trafford regista sete triunfos, um empate e sete desaires no mesmo número de partidas

Tendo vencido o último jogo, mas para a Taça de Inglaterra, diante do Nottingham Forest (1-0), de Nuno Espírito Santo, com o golo de Casemiro, após livre de Bruno Fernandes, o Manchester United vê neste clássico o jogo ideal para a viragem da temporada. 

Erik ten Hag deve apostar no 4-3-3, com Garnacho, Antony e Rashford na frente de ataque. Fora das opções do treinador neerlandês ficam Malacia, Mason Mount, Martial, Hojlund e Lisandro Martínez, todos lesionadois.

Prognóstico: Manchester City vence e Haaland marca.

FC Porto-Benfica

Clássico português na 24.ª jornada do campeonato, no Estádio do Dragão. No último jogo, a 21 de outubro, o Benfica venceu, por 1-0, com golo de Rafa, mas no Dragão tem sido o FC Porto a reinar, com três vitórias, um empate e apenas uma derrota nos últimos cinco confrontos.

O FC Porto chega a este clássico no 3.º lugar, com 49 pontos, e vindo de um empate, para a Liga, diante do Gil Vicente (1-1), apesar de no último jogo, mas para a Taça de Portugal, ter vencido o Santa Clara por 2-1. Na Liga, e atuando no Dragão, os azuis e brancos conquistaram 23 pontos em 30 possíveis.

O ataque da formação de Sérgio Conceição marcou em oito dos últimos dez jogos do campeonato, sendo que nos oito jogos em que sofreu primeiro, só em três conseguiu a reviravolta.

Os últimos clássicos entre FC Porto e Benfica
Os últimos clássicos entre FC Porto e BenficaFlashscore

Já o Benfica chega a este clássico na liderança do campeonato, com 58 pontos. Vem de um triunfo diante do Portimonense, por 4-0, na Luz, para o campeonato, mas de uma derrota, por 1-2, no dérbi com o Sporting, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Porém, na Liga, os encarnados conquistaram 26 dos 30 pontos possíveis, com 8 vitórias e apenas dois empates nos últimos 10 jogos como forasteiro.

O Benfica marcou sempre, nos últimos dez jogos do campeonato, e nos 23 jogos da Liga já disputados, nas cinco vezes em que sofreu primeiro, deu a volta em três ocasiões.

Prognóstico: Ambas marcam.

As escolhas de Mário Rui Ventura
As escolhas de Mário Rui VenturaFlashscore