Bascos pelo mundo: Unai Emery deslumbra, Mikel Arteta e Xabi Alonso lideram

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bascos pelo mundo: Unai Emery deslumbra, Mikel Arteta e Xabi Alonso lideram

Arteta, Emery e Alonso em exibição na Europa.
Arteta, Emery e Alonso em exibição na Europa.AFP
As ligas de Inglaterra e da Alemanha têm algo em comum: os treinadores que ocupam os lugares cimeiros da tabela partilham a naturalidade.

O futebol basco vive dias felizes, pois tem dois representantes à frente de duas das principais ligas do mundo, no caso a Premier League (Mikel Arteta, Arsenal) e a Bundesliga (Xabi Alonso, Bayer). Este facto é tanto mais meritório quanto se trata de derrotar os atuais campeões e, por conseguinte, os principais favoritos ao título (Manchester City e Bayern de Munique, respetivamente).

Será difícil manter o lugar no topo da tabela porque a pressão é máxima, mas promete ser uma força a ter em conta ao longo da época.

Londrinos esfomeados

O Arsenal esteve perto de vencer a competição há alguns meses, mas perdeu o fôlego na fase decisiva da temporada e foi derrotado pelos vencedores da Liga dos Campeões. O guião para 2024 ainda não está escrito, mas o projeto de Mikel Arteta, que assumiu o comando no final de 2019, é suficientemente sólido e tem todos os motivos para sonhar com o sucesso. Os londrinos não vencem a competição há quase duas décadas (em 2003/04).

É a posição do Arsenal na Premier League.
É a posição do Arsenal na Premier League.Flashscore

Na época passada, o treinador nascido em San Sebastian teve de se confrontar com um plantel particularmente curto, como ficou patente nas semanas mais cruciais. Agora, no entanto, parece ter mais garantias na segunda unidade e é certo que este fator lhe pode dar mais hipóteses nos próximos meses. O que acontecer em campo ditará o resultado. A ilusão é partilhada com o torneio mais importante do continente.

Xabi Alonso, o futebol champanhe

Fez parte de equipas que serão recordadas durante muito tempo: desde o Real Madrid que conquistou a sua décima Liga dos Campeões, com Carlo Ancelotti ao leme e Zinedine Zidane como adjunto, até à melhor seleção espanhola da história. Tinha qualidade em abundância, com lições impecáveis no meio-campo e passes medidos em todas as zonas do campo, e parece tê-la insuflado num plantel que está a brilhar com base no jogo e nos resultados (13 vitórias consecutivas e nenhuma derrota).

O percurso do Leverkusen
O percurso do LeverkusenFlashscore

O Bayer Leverkusen é uma das grandes sensações da Europa, já que não é comum chegar ao final de novembro invicto - o empate com o Bayern foi a exceção. O próprio Xabi Alonso é em parte responsável pela melhoria individual de jogadores como o também espanhol Alejandro Grimaldo, que foi convocado por Luis de la Fuente há alguns dias graças à sua participação direta em 15 golos.

Aston Villa em alta

O treinador foi corajoso quando a proposta chegou, apesar de estar muito confortável no Villarreal, onde tinha o carinho dos adeptos e o apreço de uma direção desportiva obrigada a procurar uma solução de emergência. De facto, ainda não recuperou após a saída do treinador nascido em Hondarribia, que colocou  o clube de Birmingham no quarto lugar com 28 pontos, os mesmos que o Liverpool, dois à frente do Tottenham, quatro à frente do United e cinco à frente do Newcastle.

Os últimos resultados do Aston Villa
Os últimos resultados do Aston VillaFlashscore

Este domingo, a equipa de Unai Emery derrotou os Spurs fora de casa e conseguiu uma verdadeira proeza. E fê-lo com um sabor espanhol, com Pau Torres a marcar o golo do empate e Ollie Watkins a marcar o golo da reviravolta. O objetivo agora não é outro se não subir ao pódio e consolidar a sua posição nos lugares mais privilegiados. Não será uma tarefa fácil, pois há muitos concorrentes.