Borja Mayoral apresenta-se a Luis de la Fuente com o sonho do Euro-2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Borja Mayoral apresenta-se a Luis de la Fuente com o sonho do Euro-2024

Borja Mayoral comemora um golo do Getafe no Metropolitano
Borja Mayoral comemora um golo do Getafe no MetropolitanoGetafe CF
O selecionador nacional está aberto a qualquer jogador que se destaque até à convocatória final para o Europeu, mas tem a maioria das posições bem definidas. Por outras palavras, não são esperadas muitas surpresas. Morata e Joselu são insubstituíveis como avançados, e talvez Oyarzábal tenha uma vantagem sobre outros jogadores. Os restantes jogadores de ataque estão nas alas.

Por este motivo, vamos analisar a situação atual do Troféu Zarra, ou seja, o desempenho dos avançados espanhóis em frente à baliza, nos jogos da LaLiga.

O líder deste ranking é Borja Mayoral. O jogador natural de Parla está a bater à porta da seleção e, se continuar a este ritmo, poderá merecer uma oportunidade nos particulares da Espanha contra a Colômbia e o Brasil, em março. O atacante do Getafe já marcou 12 golos e só o Bellingham o supera no Troféu Pichichi. Foi capaz de marcar contra o Real Madrid, o Atlético de Madrid (duas vezes), o Sevilha, o Bétis ou a Real Sociedad, entre outros. A tudo isto há que acrescentar mais dois golos na Taça do Rei. Em dezembro, já bateu todos os seus recordes pessoais, que tiveram o seu máximo nos 10 golos marcados com a Roma em 2020/21.

Os goleadores espanhóis da LaLiga
Os goleadores espanhóis da LaLigaOpta by Stats Perform

O avançado titular da Espanha, que marcou 34 golos em 69 partidas pela seleção, também está em alta no seu clube. Álvaro Morata é o segundo classificado no Troféu Zarra, com nove golos marcados pelo Atlético Madrid. A estes números, há que acrescentar os cinco da Liga dos Campeões , o que faz dele o melhor marcador da competição, a par de Griezmann, Haaland e Hojllund.

Atrás do madridista, há dois jogadores com oito golos: Gerard Moreno, que tem experiência na seleção nacional e as lesões têm dificultado a sua presença na equipa nacional, e Gorka Guruzeta. O avançado do Athletic tem sido uma grande sensação dos Leones, num ano em que ocupam um mais do que meritório quinto lugar.

Com sete golos estão Hugo Duro, que teve uma temporada espetacular no Valencia, e Mikel Oyarzábal, que está a voltar a ser o mesmo na Real Sociedad após uma lesão.