Embora trabalhe no clube há vários meses, só agora, a 16 de agosto, é que o clube oficializou o acordo para a sua incorporação na estrutura desportiva.
Deco terá poderes máximos para controlar a configuração do plantel, bem como para definir a filosofia desportiva do Barcelona. Será o "chefe da secção de futebol", como anunciou a entidade blaugrana.
Recorde-se que, a 2 de maio, Mateu Alemany, diretor de futebol, renunciou às suas responsabilidades para se juntar ao Aston Villa, mas com o compromisso de continuar a ajudar o Barça durante o mercado de transferências, até 2 de setembro. No entanto, acabou por se arrepender e ficar no emblema.

Foi nessa altura que contrataram Deco, um antigo jogador do clube, para ocupar o seu lugar. Depois, Jordi Cruyff também saiu de surpresa e o português tem feito o seu trabalho durante a atual janela de transferências.
Só esta quarta-feira, 16 de agosto, é que o Barcelona oficializou a contratação do novo diretor desportivo por três anos . Quanto a Mateu Alemany, poderá ser recolocado noutras funções se não acabar por sair definitivamente, o que é a opção mais provável neste momento.