Xavi procura o substituto de Raphinha: Abde e Lamal têm vantagem sobre Ansu Fati e Ferrán

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Xavi procura o substituto de Raphinha: Abde e Lamal têm vantagem sobre Ansu Fati e Ferrán
Ez Abde foi a primeira mudança de Xavi no Getafe após a expulsão de Raphinha.
Ez Abde foi a primeira mudança de Xavi no Getafe após a expulsão de Raphinha.AFP
Com a saída de Ousmane Dembélé, a faixa direita ofensiva do Barcelona passou a ser território quase exclusivo de Raphinha. O brasileiro é titular absoluto de Xavi Hernández, mas a sua expulsão contra o Getafe obriga a encontrar um substituto para o jogo contra o Cádiz e possivelmente para mais alguns, dependendo da sanção imposta pelo Comité de Competição.

O plantel está aberto e há quatro candidatos ao lugar de titular no flanco direito. Pelo que se viu na pré-época e pelas pistas que o próprio Xavi deu no jogo no Coliseo Alfonso Pérez, parece que Ez Abde e Lamine Yamal têm vantagem sobre Ansu Fati e Ferrán Torres.

Quando Raphinha foi expulso em Getafe, aos 42 minutos do jogo, por ter dado uma cotovelada em Gastón, a primeira reação do treinador foi fazer entrar Ez Abde e tirar um defesa como Christensen. O marroquino é o que mais se aproxima de Raphinha em termos de habilidade, capacidade e finalização. O seu habitat mais habitual é a ala esquerda, mas também pode jogar à direita.

O mapa de calor de Abde
O mapa de calor de AbdeOpta by Stats Perform, Barcelona

No entanto, o aparecimento do jovem Lamine Yamal tem sido brutal. A excelente pré-época, incluindo a exibição no Troféu Joan Gamper, fez subir a sua cotação. O jovem de 16 anos não é um obstáculo para apostar num jogador habilidoso, com uma abordagem atrevida e ousada. Ele também pode ser uma opção. Em Getafe, foi a segunda alteração, entrando aos 76 minutos para o lugar de Oriol Romeu.

O mapa de calor de Lamine Yamal
O mapa de calor de Lamine YamalOpta by Stats Perform, AFP

Neste jogo de especulações, Ansu Fati parece ser a terceira alternativa. A sua digressão de verão foi boa e recuperou o instinto goleador, mas parece que nas preferências de Xavi poderá ficar atrás dos dois jogadores de origem marroquina. Além disso, Fati não é um jogador de grande envergadura como eles. No Getafe, entrou aos 79 minutos para o lugar de Pedri.

Ansu Fati marcou um golo no Gamper, mas não é um jogador de área.
Ansu Fati marcou um golo no Gamper, mas não é um jogador de área.AFP

Ferrán Torres, que não foi utilizado no Getafe, é aquele que, a priori, tem menos oportunidades. O clube chegou mesmo a sugerir-lhe que deixasse o clube este verão, mas ele descartou a hipótese. Quer lutar por um lugar, embora não seja fácil. 

A decisão cabe a Xavi, mas, se os factos são verdadeiros, Abde e Lamal têm a vantagem de começar a partida de domingo, às 19:30, em Montjuic, contra o Cádiz, no primeiro jogo oficial do Barça no exílio.