Iglesias Villanueva afastado do VAR por "sequência tendenciosa" no Valência-Real Madrid

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Iglesias Villanueva afastado do VAR por "sequência tendenciosa" no Valência-Real Madrid
Iglesias Villanueva vai deixar o cargo de VAR na próxima época
Iglesias Villanueva vai deixar o cargo de VAR na próxima épocaRFEF
De acordo com vários meios de comunicação social, incluindo o AS e a Marca, a RFEF e a Comissão Técnica de Árbitros (CTA) decidiram que o galego Ignacio Iglesias Villanueva (47 anos), o árbitro do VAR no jogo Valência-Real Madrid no Mestalla, deixará de ser árbitro assistente de vídeo. Juntamente com ele, outros cinco árbitros VAR deixarão de desempenhar essa função na próxima época.

De acordo com as mesmas fontes, a decisão surge na sequência do corte de imagem enviado a De Burgos Bengoetxea no lance que deu origem à expulsão de Vinicius Júnior.

Os dirigentes do CTA não compreendem a parcialidade das imagens, ou seja, porque é que a sequência enviada apenas fazia referência ao facto de o brasileiro ter batido na cara de Hugo Duro e não ao resto da jogada, em que o avançado do Valência agarra continuamente o brasileiro pelo pescoço.

Esta é a primeira vez que um árbitro VAR tem imagens tendenciosas de um jogo e por isso foi afastado das suas funções. Além de Iglesias Villanueva, a razão pela qual os restantes árbitros VAR não vão continuar é porque o CTA considera necessário alterar e evoluir a utilização da ferramenta.

Soco de Vinicius em Hugo Duro
Soco de Vinicius em Hugo DuroCaptura de @MovistarFutbol

Iglesias Villanueva foi nomeado para um jogo esta semana, que será o seu último. A Federação considera que De Burgos Bengoetxea, o árbitro principal, esteve bem na aplicação das regras e na decisão tomada de acordo com as imagens que lhe foram enviadas da sala do VAR.

Hugo Duro agarra Vinicius pelo pescoço.
Hugo Duro agarra Vinicius pelo pescoço.Captura de @MovistarFutbol