LaLiga: A ameaça de despromoção está de olhos postos na Andaluzia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

LaLiga: A ameaça de despromoção está de olhos postos na Andaluzia

Granada e Cádiz estão na zona vermelha.
Granada e Cádiz estão na zona vermelha.Getty Images vía AFP
A região do sul, com cinco equipas na edição deste ano, poderá perder grande parte da sua representação na elite do futebol espanhol dentro de alguns meses.

A Andaluzia é uma terra de talentos, como diz um dos programas mais emblemáticos do seu canal de televisão regional, mas a sua importante presença na primeira divisão está em sério perigo. O Almería é o último classificado e parece ter poucas hipóteses de se salvar, pois ainda não venceu esta época, o Granada é o penúltimo e o Cádiz também está na zona vermelha, depois de uma série dramática (15 jogos consecutivos sem vencer). A lista de candidatos não se fica por aqui?

A matemática diz que todos eles podem ficar na LaLiga, algo que parece complicado pelo caos em que a equipa do Indálico está mergulhada. A chegada de Gaizka Garitano, que substituiu Vicente Moreno após um arranque fatal, não resultou numa mudança de dinâmica. E os restantes intervenientes também não fizeram o suficiente para os manter na principal competição. A única realidade é que precisam de um verdadeiro milagre.

Classificação da LaLiga
Classificação da LaLigaFlashscore

Na cidade de Nazarí, a cinco pontos da zona de despromoção, o futuro parece relativamente brilhante após a vitória contra a equipa de Sergio González. Era fundamental fazê-lo e assim aconteceu, com especial destaque para a excelente prestação de Bryan Zaragoza, que mudará de país dentro de alguns meses - assinou pelo Bayern de Munique. A equipa de Alexander Medina não vencia desde 26 de agosto, quando bateu o Maiorca.

A equipa de Tacita de Plata ocupa a décima oitava posição na tabela. Passou toda a primeira metade da época na zona de despromoção e não conseguiu evitá-la por muito mais tempo, devido a uma série de resultados desastrosos (a 1 de setembro, quando venceu o Villarreal, já lá vai muito tempo). Está apenas a um passo do Celta de Vigo, embora os galegos pareçam ter um pouco mais de sorte. No entanto, o clube tem um calendário difícil nas próximas semanas.

Na capital, pouca alegria

O Real Bétis está numa situação quase utópica para o Sevilla, que mal tem uma margem acima da linha de água e olha para as vagas que dão acesso às competições europeias como se estivessem noutra galáxia inatingível. O clube de Heliópolis tem como objetivo ultrapassar a Real Sociedad, que está em sexto lugar. Nenhuma outra equipa empatou tantas vezes (dez).

O Sevilha está em boa forma.
O Sevilha está em boa forma.Flashscore

Vale lembrar que na LaLiga 2 não há nenhum outro participante da região. Na época anterior, havia apenas dois, mas o Nuevo Los Cármenes subiu e o Málaga, que luta agora para regressar ao futebol profissional, desceu. Os azuis e brancos, já eliminados da Taça do Rei, viveram um doce sonho no domingo, quando enfrentaram Mikel Oyarzabal, Brais Méndez e companhia mais uma vez.