Memphis Depay: O salvador do Atlético que tenta impor-se para lá das lesões

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Memphis Depay: O salvador do Atlético que tenta impor-se para lá das lesões

Memphis com o Atlético.
Memphis com o Atlético.AFP
Depois de uma série de lesões, o avançado neerlandês está pronto para mais com o Atlético de Madrid, especialmente antes do clássico contra os rivais merengues. Será desta que se afirma definitivamente?

Os dias no Atlético estão a correr como um relógio, incluindo para Memphis Depay. O neerlandês chegou a Madrid há um ano e teve um impacto imediato, tornando-se numa figura-chave do clube. Mas as sucessivas lesões privaram-no da posição de ponta-de-lança titular. Finalmente de volta ao jogo e mais uma vez decisivo, ele tem a oportunidade de causar um impacto ainda maior contra o Real Madrid neste domingo.

Um longo 2023

Memphis foi apresentado pela primeira vez como Colchonero a 20 de janeiro. Um ano passou desde então. E embora o ano civil tenha começado bem para o avançado, nem tudo foi sinónimo de uma adaptação tranquila.

Em primeiro lugar, o neerlandês teve de se reencontrar com o plantel do Rojiblanco. No final das contas, isso aconteceu bem rápido. Três semanas após a chegada, marcou um belo golo ao Celta de Vigo para libertar a sua equipa. Foi uma jogada que repetiu em várias ocasiões, já que Diego Simeone o convocou principalmente durante os jogos.

O ponto de viragem aconteceu quando foi titular pela primeira vez, no jogo de março contra o Sevilha. Nessa noite, o Atlético venceu por 6-1, em grande parte graças aos dois golos do neerlandês. Agora em competição com Álvaro Morata, pôde mostrar o seu jogo... antes de sofrer o primeiro golpe em abril. Seguiram-se outros contratempos em maio, setembro, outubro e uma pequena recaída no início de janeiro.

O resultado é que Memphis viu o seu desenvolvimento ser constantemente bloqueado e nunca conseguiu avançar. E isso apesar de algumas boas atuações quando ele tem a oportunidade de jogar.

Em busca de um renascimento

Voltando a ser utilizado por Simeone desde o início de 2024, o jogador tem sido um fator-chave para o sucesso do Atlético. Marcando golos em quase todos os jogos - e até mesmo duas vezes contra o Lugo- ele não é de brincar. Memphis tem fome e quer voltar à plena forma futebolística. E isso mesmo que aceite o estatuto de suplente.

"Tive mais tempo para me recuperar bem e é bom poder voltar a jogar futebol", disse no início de dezembro de 2023. Com uma lista de jogos complicados pela frente com os Colchoneros (o dérbi de Madrid, a primeira mão da meia-final da Taça de Espanha e os jogos da Liga dos Campeões), o regresso à ação e a sua motivação só podem beneficiar a equipa. Foi o que aconteceu mais uma vez na quarta-feira contra o Rayo Vallecano (2-1).

Com um entendimento natural com Antoine Griezmann e, de um modo geral, com todos os seus companheiros de equipa, tem potencial para renascer das cinzas. E por que não fazer história neste domingo, no confronto com o Real ?

Os números de Depay
Os números de DepayFlashscore