De Zubimendi e Kimmich a Oriol Romeu: A árdua busca pelo herdeiro de Busquets no Barcelona

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

De Zubimendi e Kimmich a Oriol Romeu: A árdua busca pelo herdeiro de Busquets no Barcelona

Oriol Romeu é peça-chave no Girona e pode voltar a casa
Oriol Romeu é peça-chave no Girona e pode voltar a casaGirona FC
Quando Sergio Busquets (34 anos) decidiu deixar o Barcelona após 15 épocas, o clube apercebeu-se imediatamente do problema que tinha pela frente. O catalão tem sido, nos últimos tempos, a âncora da equipa, aquele que iniciava todas as jogadas de ataque do Barça. A sua inteligência, o seu posicionamento, o seu sentido de jogo, a sua disciplina tática e o respeito que os seus companheiros tinham por ele tornavam-no indispensável. A sua saída deixou um enorme vazio, um buraco negro no meio-campo do Barça que a direção desportiva e Xavi estão a tentar preencher da forma menos má, não da melhor, porque essa tem de ser paga e o mealheiro do Barça não está com disposição para grandes alegrias.

A primeira opção foi Martín Zubimendi (24 anos), o médio da Real Sociedad. Sempre foi o preferido de Xavi devido às semelhanças com Busquets, à idade, ao desenvolvimento e à futura progressão. A sua cláusula de rescisão era um obstáculo intransponível: 60 milhões de euros. O Barça não tem o mesmo cartão de crédito que os clubes da Arábia Saudita e a operação não passou de uma grande ilusão, que não deu em nada.

60 milhões de euros para tirar Zubimendi da Real Sociedad.
60 milhões de euros para tirar Zubimendi da Real Sociedad.@RealSociedad

Foi então que se tentou a opção de Joshua Kimmich. Se contratar Zubimendi era como escalar o Evereste de chinelos, contratar o alemão era o K2, uma subida ainda mais difícil. Tirar uma das suas estrelas, avaliada em 80 milhões, a um clube muito poderoso como o Bayern, sem dinheiro, era uma missão impossível. Um sonho de uma noite de primavera.

Joshua Kimmich, um sonho impossível para o Barça.
Joshua Kimmich, um sonho impossível para o Barça.@FCBayernES

Após o falhanço dos planos A e B, foi necessário descer na lista de preferências. Marcelo Brozovic (30 anos), jogador do Inter de Milão. O Al Nassr fez-lhe uma boa oferta e chegou a acordo com o Inter por 23 milhões de euros. O croata rejeitou o convite, mas Laporta e Alemany não tinham dinheiro suficiente para chegar a essa quantia.

O Inter estava a pedir 23 milhões por Brozovic, o mesmo que o Al Nassr.
O Inter estava a pedir 23 milhões por Brozovic, o mesmo que o Al Nassr.@brozocrypto

O próximo na lista de compras era Dani Parejo. O jogador do Villarreal, nascido em Madrid (34 anos), é um jogador com provas dadas, um jogador indiscutível no Submarino Amarelo, com apenas mais um ano de contrato. Os diretores desportivos do Barça não eram unânimes e o jogador também não estava convencido. Conclusão: tiveram de procurar outra solução.

Parejo, 34 anos, era uma opção. Nem o clube nem o jogador ficaram convencidos.
Parejo, 34 anos, era uma opção. Nem o clube nem o jogador ficaram convencidos.@DaniParejo

Neste momento, o alvo mais indicado é Oriol Romeu (30 anos), um médio que passou sete anos na La Masia. Romeu chegou ao Girona no início da época 2022/23, proveniente do Southampton, por 5 milhões de euros, e tem sido titular na equipa de Míchel.

Romeu tem sido um dos titulares de Míchel no Girona.
Romeu tem sido um dos titulares de Míchel no Girona.Flashscore

Oriol Romeu disputou 34 jogos e marcou dois golos, sendo um jogador fundamental para a equipa do Girona. O seu preço inicial é de 5 milhões de euros. É uma opção de baixo custo e está a ser avaliada a possibilidade de negociar com o Girona um possível contrato. A margem económica não pode ser esticada muito mais.