Robert Lewandowski domina a tabela de goleadores da LaLiga sem marcar golos. Pelo menos em 2023. O polaco baixou de rendimento desde que o Barcelona retomou os trabalhos após o Campeonato do Mundo. O avançado, que assinou pelos blaugrana no verão passado, marcou 13 golos nos primeiros 15 jogos pelo Barça. Agora, tem 17 golos na LaLiga e vê Karim Benzema, do Real Madrid que tem 14, aproximar-se.
Embora os números exponham uma realidade, Xavi continua a defender Lewandowski. " É o melhor marcador do campeonato, imaginem o resto", disse o treinador espanhol no final do jogo contra o Atlético de Madrid.
No duelo com os colchoneros, Lewandowski perdeu a oportunidade mais clara do jogo. A reacção, quase imediata, foi levantar as mãos em sinal de frustração quando se apercebeu que Raphinha estava sozinho em frente à baliza de Oblak.
Pragmatismo ajuda Lewandowski
Felizmente, o pragmatismo tem servido bem a Xavi. O Barcelona passou de uma equipa que sofria golos em todos os jogos para uma que sofreu o menor número de golos em 30 jogos. A defesa tem dado garantias a uma equipa que não ganha um título de campeão desde 2018/19 .
Perante o declínio de Lewandowski, o Barcelona está a analisar se deve ou não reforçar a linha avançada. De momento, a intenção é contratar um avançado para dar descanso a Lewandowski. Víctor Roque (18 anos), um jovem brasileiro promissor, e Pierre-Emerick Aubameyang (33 anos) são os candidatos na lista de alternativas.
A transferência de Roque é difícil. As perspectivas económicas adversas do Barça impedem-no de pensar em contratações milionárias no próximo verão. Aubameyang, por outro lado, não tem minutos no Chelsea e é uma opção viável - dependendo do que acontecer com o Fair-Play Financeiro - que poderia dar uma mãozinha a Xavi no ataque.