Dez jornadas até ao fim da LaLiga: o caminho do Barça para o título

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dez jornadas até ao fim da LaLiga: o caminho do Barça para o título
Gavi acelera no relvado como o Barcelona acelera para o 27.º título de campeão nacional
Gavi acelera no relvado como o Barcelona acelera para o 27.º título de campeão nacionalAFP
O Barcelona está muito perto de se tornar campeão da LaLiga, na liderança com 13 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Real Madrid, a dez jornadas do final. O Flashscore dá uma vista de olhos ao que os catalães ainda têm reservado até chegarem à conquista do seu 27.º título nacional.

Com o Real Madrid já fora da corrida, uma vez que está completamente concentrado na Liga dos Campeões e na final da Taça do Rei, contra o Osasuna, parece mais do que evidente que o Barcelona acabará por reclamar o título de campeão, algo que não consegue desde a época 2018/2019.

A consistência e eficiência defensiva da equipa treinada por Xavi Hernández tem sido esmagadora na competição nacional: Ter Stegen só sofreu nove golos em 28 jogos disputados e manteve uma folha limpa em 21 deles, números que podem vir a ser um recorde absoluto na história da LaLiga, caso se mantenha esta tendência.

Com 30 pontos na mão e 13 à frente do velho rival, é apenas uma questão de tempo até o tão esperado dia chegar. O Barcelona precisa apenas de mais 18 pontos para ser matematicamente campeão, independentemente do que o Real Madrid faça.

A lista dos pontos do Barça

Dos dez jogos que faltam, cinco serão disputados na fortaleza de Camp Nou, onde o Barcelona tem 11 vitórias e três empates, com 27 golos marcados e dois sofridos. As equipas que visitarão Barcelona serão o Atlético de Madrid na jornada 30, Betis na jornada 32, Osasuna na jornada 33, Real Sociedad na jornada 35 e Maiorca na jornada 37, enquanto os restantes cinco jogos serão fora, perante Getafe na jornada 29, Rayo Vallecano na jornada 31, Espanhol na jornada 34, Valladolid na jornada 36 e Celta na jornada 38.

Embora do ponto de vista azul e branco já não haja tanta excitação como seria de esperar no início da época, quase todas as outras equipas estão a jogar pelas suas vidas, como é o caso de Atleti, Betis e Real, que procuram terminar em segundo lugar, no caso do Atlético Madrid, e qualificar-se para a Liga dos Campeões, no caso de andaluzes e bascos.

Se a luta pela Europa é quente, a luta pela salvação está a escaldar, pois Getafe, Valladolid e Espanhol estão à beira do abismo (Maiorca, Celta e Rayo podem respirar um pouco melhor, embora poderem dar-se ao luxo de qualquer descuido), o que significa que o Barcelona pode até vir a ser juíz da despromoção e o dérbi de Barcelona, a 14 de maio, no Estádio RCDE, vai certamente fazer faísca.

Mais cedo ou mais tarde, com facilidade ou com sofrimento nestas dez rondas que faltam, a única coisa que parece certa é que nada impedirá os adeptos do Barça, após um período que tem sido mais do que convulsivo, tanto a nível desportivo como não desportivo, de finalmente celebrarem o campeonato, quatro anos depois da última conquista.