Barcelona sofreu metade dos seus golos contra o Real Madrid

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Barcelona sofreu metade dos seus golos contra o Real Madrid
Benzema celebra um dos quatro golos com que o Real Madrid abateu o Barcelona
Benzema celebra um dos quatro golos com que o Real Madrid abateu o BarcelonaAFP
O Real Madrid é a única equipa espanhola, nas três competições nacionais desta época, a ter conseguido marcar golos contra os seus arquirrivais, tendo sofrido quase metade dos golos mas em muito menos jogos.

Com a dolorosa exceção da derrota de 0-4 que o Barcelona sofreu no em Camp Nou, na quarta-feira, na Taça do Rei, e que ditou a eliminação da competição, pode dizer-se que a época dos calatães tem sido notável no capítulo defensivo, pelo menos em termos internos, uma vez que tem sido bastante diferente nas competições europeias.

Se este facto é inegável, há outro que também é claríssimo: parece que só o Real Madrid conhece o truque para resolver o labirinto defensivo da equipa de Xavi e vencer Ter Stegen, como os números testemunham.

Os blaugranas jogaram um total de 34 jogos esta época, incluindo 27 jogos na LaLiga, dois na Supertaça Espanhola e cinco na Taça, com apenas 19 sofridos, o que significa uma média de apenas meio golo encaixado por jogo (0,56).

Os cinco Clásicos nesta época
Os cinco Clásicos nesta épocaFlashscore

Mas o facto interessante é que, se retirarmos os rivais da equação, o Barcelona sofreu apenas 10 golos em 29 jogos, o que corresponde a quase duas folhas limpas a cada três partidas. Nos cinco clássicos que foram jogados na época 2022/2023, a equipa de Carlo Ancelotti marcou por nove vezes (cinco delas por Benzema), o que resulta numa média de quase dois golos por jogo (1,8, para ser mais preciso).

Felizmente para o Barça, a maratona de confrontos com os merengues está agora terminada, pelo que, à priori, Ter Stegen pode respirar antes dos 11 jogos do campeonato que restam. Se continuar com a mesma média, o guarda-redes alemão só sofrerá mais seis golos e, com um total de 15, esmagará o recorde da La Liga, que é mantido por Paco Liaño, pelo Deportivo de la Coruña, em 1993/94, e Jan Oblak, com o Atlético de Madrid em 2015/16: ambos sofreram 18 golos.

Golos sofridos pelo Barcelona por competição

Supertaça de Espanha: um contra o Real Madrid e dois contra o Betis (dois jogos no total).

Copa del Rey: quatro contra o Real Madrid e três contra o Intercity (cinco jogos no total).

LaLiga: quatro contra o Real Madrid e cinco contra outras equipas (27 jogos no total).

Total: nove contra o Real Madrid em cinco jogos e 10 contra os restantes em 29 jogos.