Opinião: Mbappé, o Bola de Ouro do ego e do envolvimento, conseguiu irritar toda a gente

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião: Mbappé, o Bola de Ouro do ego e do envolvimento, conseguiu irritar toda a gente

Mbappé, à sua chegada aos Camarões, vai participar em vários eventos durante as férias
Mbappé, à sua chegada aos Camarões, vai participar em vários eventos durante as fériasAFP
Kylian Mbappé (24 anos) tem muita classe e muito dinheiro. Este último tornou-se uma prioridade na sua vida e ele anseia por ter muito mais. Em contrapartida, está a deixar cadáveres pelo caminho e a perder pedaços de dignidade. O apreço das pessoas por ele está também a tornar-se um bem cada vez mais raro. Além de um mandatário profissional e capaz de defender os seus interesses, poderia recorrer a um bom consultor de imagem para recuperar o afeto de alguns dos seguidores que tem vindo a perder devido à sua falta de seriedade e às suas atitudes caprichosas.

Apesar da sua juventude, o francês mostrou que, além do futebol, tem o dom da deslealdade. Não é algo de que se possa gabar e andar de cabeça erguida. Quando surpreendeu o Real Madrid, e sobretudo Florentino Pérez, ao renegar a sua promessa de ir para o Real Madrid, algo se quebrou numa relação que parecia idílica.

É bem possível que acabe por jogar no Real Madrid, mas não será fácil para ele ultrapassar o mal-estar dos adeptos e dos dirigentes. A sua saída no último momento foi como uma facada no coração do Real Madrid. Deu várias vezes a sua palavra e, na hora da verdade, não a cumpriu. Se chegar no futuro, haverá alegria mas não euforia e, se nunca chegar, nenhum madridista chorará desta vez.

Mbappé joga basquetebol nos Camarões com Joakim Noah, um antigo jogador profissional.
Mbappé joga basquetebol nos Camarões com Joakim Noah, um antigo jogador profissional.AFP

Renovou com o PSG por dinheiro, por muito dinheiro (a desculpa da pressão de Macron está a perder força). O emir do Catar aceitou contratá-lo por 2+1 e um bónus exorbitante como prémio de fidelidade porque Mbappé disse-lhes que cumpriria os três anos (daí a foto com 2025 na camisola). Mais uma vez, no auge da época, desistiu. Ele quer o dinheiro de Paris e depois o dinheiro de Madrid. É essa a força motriz. A Rádio Monte Carlo afirma que o PSG está convencido de um acordo entre o Real Madrid e o jogador para 2024. Como é que os adeptos do PSG vão aceitar isto se ele decidir ficar, como é seu desejo?

RMC revela que o PSG tem a certeza de um acordo entre Mbappé e o Real Madrid para 2024.
RMC revela que o PSG tem a certeza de um acordo entre Mbappé e o Real Madrid para 2024.@RMCsport

Numa carta mordaz, o PSG acusou-o de falta de sinceridade, de lealdade e de palavra. Sentem-se traídos, tal como se sentiram traídos pelo Real Madrid. O ultimato que lhe fizeram a partir do Catar parece duro (renovar ou sair), mas é ele que vai decidir. Se quiser ficar e cumprir o ano que lhe resta, não há muito que o clube possa fazer, exceto pedir a Luis Enrique que o mande para a bancada.

Se não mudar de ideias e de atitude, a ideia do jogador é ficar mais um ano em Paris.
Se não mudar de ideias e de atitude, a ideia do jogador é ficar mais um ano em Paris.AFP

Se ficar, o ambiente no seu próprio estádio será hostil para com ele. Já não é visto como o príncipe de Bondy. Agora é o rapaz ambicioso que se deixa guiar pela cor e pelo cheiro do dinheiro. É altura de mudar a situação. A sinceridade e a palavra devem ser valores inegociáveis.