Pau Cubarsí: Porquê tanto entusiasmo em Espanha e no Barcelona?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pau Cubarsí: Porquê tanto entusiasmo em Espanha e no Barcelona?
Pau Cubarsí disputa a bola com Marcos Llorente durante o jogo contra o Atlético de Madrid
Pau Cubarsí disputa a bola com Marcos Llorente durante o jogo contra o Atlético de MadridAFP
Pau Cubarsí (17 anos) nasceu em Estanyol, uma pequena aldeia catalã nos arredores de Girona, com menos de 200 habitantes, que não tem escola nem equipa de futebol. Assim, deu os primeiros passos futebolísticos em Bescanó, o município a que pertence a localidade. Aos sete anos, ingressou na academia de jovens do Girona, onde chamou a atenção dos olheiros do Barcelona, que o convenceram a juntar-se a La Masia em 2018. Criado no seio de uma família de carpinteiros, Cubarsí tinha um sonho: vestir a camisola dos Blaugrana.

O seu extraordinário talento permitiu-lhe subir na hierarquia e tornar-se o terceiro jogador mais jovem do Barcelona a estrear-se na UEFA Youth League, com 15 anos, nove meses e oito dias. "Foi sempre o capitão porque era muito responsável, dava tudo, ganhava o respeito dos companheiros graças ao seu comportamento exemplar e à sua hierarquia em campo", afirma ao Sport o seu antigo treinador Albert Puig Alcaide. "Sempre foi muito maduro. Lembro-me de quando ele perdeu um penálti decisivo no torneio LaLiga Promessas, ele soube assumir a responsabilidade e gerir isso como eu raramente vi."

Como era de esperar, Xavi Hernández tomou nota e convocou Cubarsí para o estágio de pré-época do Barcelona, antes de ser chamado à seleção espanhola de sub-17 para o Campeonato do Mundo de 2023, na Indonésia. Cubarsí foi titular numa equipa espanhola que venceu o seu grupo e chegou aos quartos de final da competição em novembro.

Estreia na equipa principal

Quando regressou da seleção, Cubarsi juntou-se à equipa principal do emblema blaugrana e, quatro dias antes do seu 17.º aniversário, foi escalado por Xavi num jogo da Taça do Rei contra o Unionistas de Salamanca CF. Poucos dias depois, Cubarsí estreou-se na LaLiga como titular no Estádio Benito Villamarín. O Barça venceu o Real Betis (2-4) e o defesa destacou-se pela sua maturidade ao lado de Ronald Araújo na defesa.

Com 1,82 m de altura, o prodígio do Barcelona dominou os duelos aéreos e foi quem mais contribuiu para a circulação de bola da equipa. Não foi nada tímido em campo, quebrando linhas com passes diretos para os médios e provando que é um defesa central moderno com um carisma especial quando tem a bola nos pés.

Os números de Cubarsi
Os números de CubarsiFlashscore

"Estou muito feliz", disse Cubarsí após a sua estreia na Liga em Sevilha. "Foi a melhor semana da minha vida. É muito forte jogar na equipa principal do Barça, porque sempre fui um 'culé', por isso este é um sonho tornado realidade. No dia anterior, no treino, soube que podia ser titular, mas só foi confirmado quando o Xavi anunciou a equipa. Fiquei muito contente. No início estava muito nervoso, mas à medida que fui ganhando confiança comecei a soltar-me e a ser eu próprio".

Aclamado pelos colegas de equipa e pelo treinador

O desempenho de Cubarsí tem merecido elogios de todos no clube, e Araújo compara-o a Gerard Piqué, o ídolo do Barcelona.

"Aprendi com o Piqué", diz o internacional uruguaio. "Ele não era rápido, mas era inteligente. Estava sempre alerta, tecnicamente dava-nos instruções. Faz-me lembrar o Cubarsí. É muito inteligente, tem um talento incrível. A sua qualidade quando sai com a bola, a inteligência para se posicionar bem. Temos de cuidar dele porque é um talento para o clube durante muitos anos".

Depois do jogo contra o Real Betis, Cubarsí voltou ao banco no jogo que o Barça perdeu em casa contra o Villarreal (3-5). Desde então, foi titular nos sete jogos seguintes da LaLiga, nos quais a equipa catalã está invicta, e estreou-se na Liga dos Campeões contra o Nápoles, na terça-feira à noite, tendo recebido o prémio de melhor jogador da UEFA.

O jovem foi particularmente impressionante na vitória sobre o Getafe (4-0), mais uma vez assumindo o papel principal. Após a vitória, o companheiro de equipa João Cancelo apelidou-o de "Franz Beckenbauer Cubarsí" nas redes sociais.

O seu treinador, Xavi, elogiou o jovem jogador. "Nem parece que tem 17 anos. Cubarsi é o melhor defesa que temos para fazer sair a bola de trás. É um espetáculo vê-lo jogar. Está a um nível muito elevado na defesa, entra nos duelos, protege a bola, não é batido e não falha um passe".

A sua maturidade com os seniores não passou despercebida ao selecionador espanhol Luis de la Fuente, que o convocou para esta janela internacional, na qual a Espanha jogará amigáveis contra a Colômbia e o Brasil.

Cubarsí, que se estreou pelo Barcelona há apenas dois meses, já conquistou um lugar no coração dos adeptos e todos no clube estão confiantes de que o futuro da defesa da equipa está em boas mãos.