Quem é Lamine Yamal, o prodígio do Barcelona?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quem é Lamine Yamal, o prodígio do Barcelona?

Lamine Yamal, um prodígio chamado a ser uma estrela
Lamine Yamal, um prodígio chamado a ser uma estrelaProfimedia
Há já vários anos, em La Masia, as pessoas falam de um pequeno extremo canhoto, que atua por norma no flanco direito, hábil, rápido, com grande capacidade de passe e boa definição, que surpreendeu todos. Era uma daquelas joias que aparecem de tempos a tempos e brilham de forma intensa. Lamine Yamal sempre se destacou na formação e tem subido escalões a um ritmo vertiginoso. Este domingo, foi chamado por Xavi Hernández para o duelo com o Atlético Madrid e, embora não tenha feito a estreia, sentou-se no banco num jogo da LaLiga diante de 81.000 espectadores no Camp Nou aos 15 anos de idade.

Lamine é um jogador alegre e divertido no campo. Ele tem um toque de magia que não se aprende numa academia. O seu catálogo de recursos e dribles é extenso e o atrevimento é a sua marca registada. O facto de ser canhoto e hábil provocou algumas comparações com Rivaldo. Tem, também, as habilidades de um malabarista da bola como Abde, o jogador eléctrico emprestado pelo Barcelona ao Osasuna. O facto de ainda estar na idade de iniciado (fará 16 anos a 13 de Julho) e Xavi confiar nele para o chamar à primeira equipa para o duelo com o Atlético de Madrid, essencial na luta pela LaLiga, diz tudo.

Um rapaz tímido com alguns deslizes

O pai é marroquino e a mãe da Guiné Equatorial. Nasceu em Esplugues de Llobregat. Lamine Yamal é o nome próprio, Nasraoui Ebana é o apelido. Está ainda a concluir os estudos, os colegas de equipa e treinadores definem-no como um rapaz tímido e bem comportado, embora por vezes acabe por sair fora da linha. Aconteceu recentemente num estágio da selecção espanhola sub-17. Lamine, juntamente com o jogador madrileno Fortea e o jogador do Atlético Madrid Daniel Muñoz, cometeram um acto de indisciplina que os obrigou a abandonar o hotel. Aprendeu a lição e já garantiu que isso não voltará a acontecer.

A confiança dos treinadores de La Masia e dos directores do clube nele é absoluta. De facto, só jogou duas épocas e meia de futebol de 11 anos após cinco épocas no futebol de sete, habitual dos escalões mais jovens. Cresceu, mas a ousadia no um contra um e as poucas bolas que perde são as duas características que definem um rapaz que pode ter pleno sucesso se as lesões não o atrapalharem e não se desviar do caminho certo.

Foi representado por Iván De la Peña até ao aparecimento de Jorge Mendes. O Tubarão português, tal como está a fazer com outros rapazes jovens que se destacam muito, atacou-o e agarrou-o. Prestes a fazer 16 anos, está a negociar o primeiro contrato profissional e já há clubes muito importantes a fazer fila para tentar afastá-lo do Barça. No Camp Nou pretendem mantê-lo a todo o custo, mas não será fácil e também não será barato. Lamine é um daqueles rapazes especiais que tem as qualidades para marcar uma época, mas os passos devem ser curtos e seguros. O futuro é dele.