Um terrível mês de janeiro: Barcelona sem Taça e a sete pontos do Real Madrid

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um terrível mês de janeiro: Barcelona sem Taça e a sete pontos do Real Madrid

Os jogadores do Barça, em San Mamés
Os jogadores do Barça, em San MamésAFP
Janeiro foi um mês negro para o Barcelona. Os blaugranas perderam a final da Supertaça de Espanha em Riade para o Real Madrid por 4-1. Na quarta-feira, na Taça do Rei, foram eliminados por uma grande equipa do Athletic.

Um dos ideais de Xavi era começar 2024 com o pé direito. A sofrida vitória contra o Almeria, embora tenha deixado muitas dúvidas, permitiu aos Culés respirar um pouco de ar fresco e pensar que ainda era possível lutar por vários títulos ou mesmo pela tão desejada treble. O ideal, no entanto, não se concretizou. Na verdade, aconteceu o contrário, com o primeiro mês do ano a revelar-se infernal para o Barça, que na quarta-feira sofreu mais um desastre às mãos do Athletic em San Mamés .

Com a Taça do Rei fora de alcance, as hipóteses de o Barça conquistar um título esta época são reduzidas: na LaLiga, o clube não mostra consistência. Na Liga dos Campeões vai defrontar o Nápoles, uma equipa também em crise, mas que é um osso duro de roer para os favoritos.

Xavi, após a derrota, avisou que a sua equipa vai competir pela LaLiga e pela Liga dos Campeões. No entanto, a realidade do Barça é contraditória: taticamente, o plantel está a ficar aquém das expectativas. Sem Gavi, a equipa perdeu uma importante ligação à zona de ataque. Robert Lewandowski sentiu o impacto. Na defesa, Araújo é o mais consistente. Baldé precisa de melhorar as transições ataque-defesa e Koundé ainda não encontrou a melhor forma esta época. 

Pedri, De Jong, Gundogan e Lamine Yamal são os destaques da equipa. O canário é um jogador-chave para Xavi. Gundogan adaptou-se rapidamente ao seu estilo de jogo e De Jong é de longe o melhor da equipa. O Yamal está a tornar-se um projeto interessante. Ferran está a crescer e a entusiasmar, mas o Barça, que esperava estar numa situação diferente no final de 2023, recebe a primeira crise de 2024 em janeiro, cinco meses antes do final das competições.

Os últimos jogos do Barcelona
Os últimos jogos do BarcelonaFlashscore