Análise: Warren Zaïre-Emery e Manuel Ugarte, a dupla que encanta o PSG

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise: Warren Zaïre-Emery e Manuel Ugarte, a dupla que encanta o PSG
Ambos os jogadores estão a fazer um excelente início de época.
Ambos os jogadores estão a fazer um excelente início de época. PSG.fr
Eles impressionaram o Parc des Princes e os adeptos estão cada vez mais convictos. Com apenas dois meses de trabalho, o francês e o uruguaio já são complementares e indestrutíveis no meio-campo parisiense.

Depois de levantar o estádio aos 86 minutos de jogo com o LensWarren Zaïre-Emery correu para celebrar o seu desempenho com os Ultras no final da partida. Foi um momento de comunhão com o homem que já conquistou os corações dos seus companheiros de equipa, observadores e adeptos. 17 anos e já uma estrela. Este poderia ser o nome de uma série ou de um documentário do Canal +, que contasse as origens de Titi até à chegada de Luis Enrique a Paris.

A seu lado está Manuel Ugarte, o futebolista internacional uruguaio de 22 anos que chegou este verão do Sporting e cujo valor causou sensação. Dois meses depois, é justo dizer que o preço de 60 milhões de euros valeu a pena. Há muito tempo que PSG não dispunha de um recuperador de bola tão hábil e eficaz.

Zaire Emery (33) e Ugarte (4) forma dupla coesa no meio-campo
Zaire Emery (33) e Ugarte (4) forma dupla coesa no meio-campoOpta by Stats Perform, AFP

Figuras sombrias

Há muito órfão da ausência dos insubstituíveis Thiago Motta e Blaise Matuidi, o PSG talvez tenha finalmente encontrado os jogadores que tanto faltavam no seu plantel. De qualquer forma, o clube da capital pode orgulhar-se de ter feito um bom trabalho neste verão. Quer seja no recrutamento dos jogadores ou do treinador, mas também na integração do seu novo favorito e da sua amada joia. O potencial existe, mas o futuro ainda está por ser escrito.

No último domingo, Warren Zaire-Emery provou - mais uma vez - por que razão é titular na equipa principal do Paris Saint-Germain com apenas 17 anos. Com a sua capacidade de recuperação, o seu impacto físico sobre os adversários e o seu estilo de jogo percussivo, o médio nascido em Montreuil é uma força a ter em conta. Dá a impressão de ser um jogador consagrado da Ligue 1. O que mais impressiona neste jovem é a sua capacidade de se comparar com os adultos. Le Titi não se intimida com um desafio e aproveita a oportunidade que Luis Enrique lhe dá.

"Ele está perto de nós. Dá-nos sessões de vídeo e entrevistas individuais. Está lá para nós, muito simplesmente. Dá conselhos e quer que criemos relações muito rapidamente", admitiu o jovem na zona mista no domingo. A vida é boa sob o comando do técnico nascido em Gijón. Warren Zaire-Emery está a ser bem aproveitado e, embora saiba que precisa "continuar melhorando", a adaptação ao novo companheiro de equipa está a acontecer naturalmente. 

As recuperações de Zaire Emery
As recuperações de Zaire EmeryOpta by Stats Perform, AFP

De facto, o francês e o uruguaio estão a provar que foram feitos para jogar um com o outro. Mais voltado para a projeção, o jovem de 17 anos não hesita em avançar quando pode. Com Ugarte, ele sabe que está protegido. Foi ele quem fez o passe decisivo para Marco Asensio, e com um só toque. Porque é que o fez? Porque, com a sua liberdade de movimentos, "WZE" subiu muito rapidamente e posicionou-se no sítio certo à hora certa quando Vitinha lançou o contra-ataque. Mais uma vez, com apenas 17 anos de idade.

"Também tenho companheiros que me ajudam muito, como o Warren, que fez um grande jogo", explica o jogador da seleção uruguaia, também na zona mista. "O fato de eu conseguir recuperar tantas bolas também se deve à pressão que exercemos como grupo. Muitas vezes eu recupero a bola, mas o Warren também. No final, o mais importante é a equipa. O nosso trabalho é bom para o grupo e já nos complementamos muito bem."

Manuel Ugarte precisou de apenas três jogos no campeonato para se tornar um nome conhecido. Na sua posição, é um dos melhores da Europa. Com Casemiro como referência, o uruguaio de 22 anos apresenta semelhanças com o brasileiro. É um perfil cada vez mais raro nesta era de médios polivalentes. E, no entanto, a sua simpatia faz bem a ele e ao PSG. Os observadores estão cheios de elogios, assim como os seus companheiros de equipa, e o seu treinador ainda mais.

Os desarmes de Ugarte
Os desarmes de UgarteOpta by Stats Perform, AFP

"Acho que não há um único adepto que não tenha gostado da maneira como ele recuperou a bola esta noite", disse Luis Enrique na conferência de imprensa: "A razão para isso são duas: as suas qualidades individuais e o facto de a equipa o ter colocado nas melhores condições para o fazer. Os adeptos festejaram as suas acções como passes decisivos e é muito importante para nós sentirmos isso. Esteve muito bem, tal como nos dois jogos anteriores".

Sempre a fazer o trabalho sujo - mas necessário -, Manu é um benfeitor. Por isso, a sua associação com a  WZE é natural. Os dois homens formam uma dupla perfeita. E se o PSG tivesse finalmente encontrado a sua dupla de meio-campo, tão crucial para o bem de uma equipa? Os parisienses só têm de cruzar os dedos e esperar. Porque na vida, tal como numa época, há altos, mas também baixos numa equipa. E é nessa altura que estes rapazes também serão julgados. Mas antes disso, é preciso ir ao Estádio Groupama, onde estes dois jogadores estão desesperados por ajudar a sua equipa a conquistar mais três pontos.