Aos 17 anos, Leny Yoro já se impôs na defesa do Lille de Paulo Fonseca

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aos 17 anos, Leny Yoro já se impôs na defesa do Lille de Paulo Fonseca

Leny Yoro tem surpreendido tudo e todos no Lille de Paulo Fonseca
Leny Yoro tem surpreendido tudo e todos no Lille de Paulo FonsecaProfimedia
Com apenas 17 anos, Leny Yoro já se impôs como defesa-central titular do Lille, orientado pelo português Paulo Fonseca. Na sua segunda temporada na equipa profissional, o internacional sub-21 relegou o experiente Samuel Umtiti para o banco de suplentes.

Leny Yoro atingirá oficialmente a maioridade no dia 13 de novembro, mas dentro de campo está a evoluir a um nível de maturidade muito além do indicado no seu bilhete de identidade. Ser um defesa-central exige uma certa bagagem física e um toque de astúcia, e só o tempo pode trazer essa experiência. A menos que se trate de um fenómeno precoce, como ele.

Os números de Leny Yoro
Os números de Leny YoroFlashscore

No dia 10 de janeiro de 2022, o jogador nascido em Saint-Maurice, no Val-de-Marne, assinou o seu primeiro contrato profissional com o Lille. Era a próxima etapa lógica de um processo que começou em 2017.

Na altura, o presidente Olivier Létang estava convencido do grande potencial do jovem.

"Estamos muito satisfeitos por apoiá-lo num projeto a longo prazo, com o compromisso de que ele demonstrará confiança mútua. O nosso objetivo é que Leny faça parte da próxima geração de jogadores do Lille na nossa equipa profissional. Vai ser preciso tempo e paciência, mas estamos determinados a chegar lá", afirmou. Mas será que achava que isso aconteceria tão rapidamente?

Melhorado

Capitão dos sub-16, Leny Toro foi transferido para os sub-19 para participar na Youth League. Não demorou muito tempo. A 14 de maio de 2022, na 37.ª jornada, em Nice, entrou em campo aos 78 minutos, depois de ter marcado pela primeira vez, três semanas antes, contra o Reims.

A sua estreia poderia ter sido ainda mais cedo. Sem Sven Botman e o português Tiago Djaló, Jocelyn Gourvennec esteve perto de o colocar a titular contra o Auxerre, na 32.ª jornada.

"Quer o jovem tenha 16, 17 ou 18 anos, quando a porta se abre, é preciso ir em frente", disse o treinador.

"Mas se essa for a opção, o jovem deve ter em mente que não está a apostar a carreira num primeiro jogo com os profissionais. Aos 16-17 anos, temos o direito de cometer erros, não há pressão", acrescentou.

Leny Yoro frente a Ruslan Malinovskyi na época passada
Leny Yoro frente a Ruslan Malinovskyi na época passadaAFP

O mais jovem titular da história do Lille desde Oumar Dieng, em 1989, jogou toda a partida contra o Toulouse (2-1) na 8.ª rodada, com 16 anos e 308 dias. 

Lionel Rouxel, técnico da seleção francesa sub-16, resumiu as qualidades de Yoro nas colunas do L'Equipe: "Ele é muito bom em antecipação, muito bom a ler o jogo, é um bom cabeceador e tem um bom pé. Ainda precisa de se afirmar com a sua circulação de bola, o seu primeiro toque, o seu primeiro passe dentro do jogo e também pelo flanco. Tem também um jogo longo a explorar."

Umtiti no banco

Foi em janeiro deste ano que Yoro deixou a sua marca. Contra o Brest, jogou os 90 minutos e fez um jogo limpo com os seus companheiros (0-0). Seguiram-se sete outros jogos como titular durante a fase de regresso, prova de que se estava a adaptar à mentalidade de Paulo Fonseca.

Com a lesão de Djaló e o fim do contrato de José Fonte , Yoro passou de jogador de rotação a potencial titular.

"Quando se tem 17 anos e se é avançado, se se falha um golo, não é nada de especial", disse José Fonte, agora no SC Braga.

"Mas se és um defesa e cometes um erro e sofremos um golo, isso fica na tua cabeça", lembrou o central internacional português.

Para saber que tipo de jogador é Yoro, basta ver quem é o novo titular da seleção sub-21 (duas partidas). Neste caso, trata-se de Samuel Umtiti, que chegou este verão depois de uma boa época no Lecce.

"É o tipo de jogador que se enquadra no nosso jogo", observou Paulo Fonseca.

"No centro da defesa, não é fácil encontrar um jogador com o carácter e as qualidades de Leny. Penso que ele é o futuro deste clube", elogiou o técnico português.

Leny Yoro já é o presente dos Dogues e o seu contrato, que vai até 2025, terá de ser renovado rapidamente, pois está a ser observado por todas as grandes equipas europeias.