Moreirense - FC Porto
Não começou bem a época do FC Porto. Além da derrota para o eterno rival Benfica na Supertaça (2-0), os dragões perderam o capitão Pepe e o treinador Sérgio Conceição para uma deslocação sempre difícil a Moreira de Cónegos, a pequena vila que regressa à ribalta do futebol português. Esperemos que, desta vez, o espetáculo fique apenas dentro das quatro linhas.
Por isso, Sérgio Conceição não só pede, como exige uma vitória para arrancar da melhor forma a campanha 2023/24. Tal como aconteceu na Supertaça, espera-se uma entrada forte com o objetivo de consolidar uma boa vantagem já ao intervalo para poder gerir na segunda parte e, possivelmente, estrear o reforço Nico González.
Mas é muito importante não subestimar os cónegos. Aliás, nos últimos cinco jogos disputados na vila, houve três empates e duas vitórias dos dragões. O Moreirense também perdeu no único jogo oficial que teve esta época (com o Farense, para a Taça da Liga), mas se conseguir segurar o nulo ao intervalo pode fazer crescer a frustração - que já é palpável - no reino do Dragão e sair com um resultado positivo.
Prognóstico: FC Porto vence.
Estrela da Amadora - Vitória de Guimarães
Ainda no menu da Liga Portugal temos o regresso de um prato clássico do futebol português. O Estrela da Amadora voltou ao principal escalão e o Vitória de Guimarães vai ser o mestre de cerimónias este domingo, na Reboleira. Os dois clubes não se defrontam desde 2009, altura que a vitória sorriu aos tricolores (1-0). Mas desde então muita coisa mudou, os dois emblemas caíram e reergueram-se, com os conquistadores a terem mais pedras no seu castelo.
Ainda assim, se há algo que a pré-época e os primeiros jogos oficiais confirmam é que as duas equipas têm muito a trabalhar do ponto de vista defensivo. O Estrela da Amadora perdeu por 3-1 com o Portimonense na Taça da Liga e sofreu golos em todos os jogos de preparação (incluindo quatro da Roma, Sporting e Belenenses).
A vitória por 3-4 contra o Celje na Eslovénia - que podia e devia ter sido maior - na primeira mão deu bons indicadores, mas a derrota por 0-1 (2-4 após grandes penalidades) na segunda mão e consequente eliminação deixaram uma nuvem negra a pairar em Guimarães. Até porque André Amaro e Ibrahima Bamba, elementos fulcrais no eixo, deixaram o clube neste mercado. Tomás Handel (expulso) e Ricardo Mangas (lesionado) também são baixas para Moreno.
As duas equipas apresentam um bom fulgor ofensivo, principalmente o Vitória que criou muitas oportunidades contra os eslovenos, mas foi demasiado perdulário na hora de finalizar.
Prognóstico: Empate com golos.
Paris Saint-Germain-Lorient
Lá fora há muito por onde escolher (Chelsea-Liverpool, Man. United-Wolves ou At. Bilbao-Real Madrid), mas só um jogo combina os ingredientes do espetáculo, caos, novela e uma possível hecatombe. Messi foi o mais inteligente e desde cedo resolveu que não queria continuar em Paris, Mbappé seguiu-se e ainda não conseguiu sair e agora são Neymar e Verratti que querem bater com a porta - e receberam guia de marcha.
Com exceção desses últimos dois (e dos proscritos Draxler e Paredes), sobram apenas Kimpembe, Kurzawa e Marquinhos da equipa que disputou a final da Liga dos Campeões em 2020 (perdida por 1-0 com o Bayern). Uma nova era começa na capital francesa, com Gonçalo Ramos e Manuel Ugarte como porta-estandartes deste novo navio liderado por Luis Enrique.
Menos estrelas, mas não menos polémicas. E o primeiro desafio é logo perante um adversário que na temporada passada despejou um banho de água fria no Parque dos Príncipes. O Lorient, novo clube do ex-City Benjamin Mendy, venceu por 1-3 no último encontro entre as duas equipas e vai querer aproveitar-se do folclore à volta dos campeões para capitalizar dentro das quatro linhas.
Prognóstico: Vitória do PSG.
