Mais

As escolhas do editor: Dragão em alerta, prato clássico e constelação de estrelas menores

FC Porto quer recuperar desaire na Supertaça com deslocação complicada a Moreira de Cónegos
FC Porto quer recuperar desaire na Supertaça com deslocação complicada a Moreira de CónegosAFP/Flashscore
Quem parte na frente neste arranque de época? Por onde já soam os alarmes de crise iminente? Quais são os jogos que podem provocar surpresas ou que prometem mais espetáculo? Nesta nova rubrica, o Flashscore apresenta-lhe a escolha de um editor sobre os jogos aos quais deve estar atento e faz, de forma descomprometida, um prognóstico do resultado final.

Moreirense - FC Porto 

Não começou bem a época do FC Porto. Além da derrota para o eterno rival Benfica na Supertaça (2-0), os dragões perderam o capitão Pepe e o treinador Sérgio Conceição para uma deslocação sempre difícil a Moreira de Cónegos, a pequena vila que regressa à ribalta do futebol português. Esperemos que, desta vez, o espetáculo fique apenas dentro das quatro linhas.

Por isso, Sérgio Conceição não só pede, como exige uma vitória para arrancar da melhor forma a campanha 2023/24. Tal como aconteceu na Supertaça, espera-se uma entrada forte com o objetivo de consolidar uma boa vantagem já ao intervalo para poder gerir na segunda parte e, possivelmente, estrear o reforço Nico González.

Mas é muito importante não subestimar os cónegos. Aliás, nos últimos cinco jogos disputados na vila, houve três empates e duas vitórias dos dragões. O Moreirense também perdeu no único jogo oficial que teve esta época (com o Farense, para a Taça da Liga), mas se conseguir segurar o nulo ao intervalo pode fazer crescer a frustração - que já é palpável - no reino do Dragão e sair com um resultado positivo.

Prognóstico: FC Porto vence.

Estrela da Amadora - Vitória de Guimarães

Ainda no menu da Liga Portugal temos o regresso de um prato clássico do futebol português. O Estrela da Amadora voltou ao principal escalão e o Vitória de Guimarães vai ser o mestre de cerimónias este domingo, na Reboleira. Os dois clubes não se defrontam desde 2009, altura que a vitória sorriu aos tricolores (1-0). Mas desde então muita coisa mudou, os dois emblemas caíram e reergueram-se, com os conquistadores a terem mais pedras no seu castelo.

Ainda assim, se há algo que a pré-época e os primeiros jogos oficiais confirmam é que as duas equipas têm muito a trabalhar do ponto de vista defensivo. O Estrela da Amadora perdeu por 3-1 com o Portimonense na Taça da Liga e sofreu golos em todos os jogos de preparação (incluindo quatro da Roma, Sporting e Belenenses). 

A vitória por 3-4 contra o Celje na Eslovénia - que podia e devia ter sido maior - na primeira mão deu bons indicadores, mas a derrota por 0-1 (2-4 após grandes penalidades) na segunda mão e consequente eliminação deixaram uma nuvem negra a pairar em Guimarães. Até porque André Amaro e Ibrahima Bamba, elementos fulcrais no eixo, deixaram o clube neste mercado. Tomás Handel (expulso) e Ricardo Mangas (lesionado) também são baixas para Moreno.

As duas equipas apresentam um bom fulgor ofensivo, principalmente o Vitória que criou muitas oportunidades contra os eslovenos, mas foi demasiado perdulário na hora de finalizar. 

Prognóstico: Empate com golos.

Paris Saint-Germain-Lorient

Lá fora há muito por onde escolher (Chelsea-Liverpool, Man. United-Wolves ou At. Bilbao-Real Madrid), mas só um jogo combina os ingredientes do espetáculo, caos, novela e uma possível hecatombe. Messi foi o mais inteligente e desde cedo resolveu que não queria continuar em Paris, Mbappé seguiu-se e ainda não conseguiu sair e agora são Neymar e Verratti que querem bater com a porta - e receberam guia de marcha

Com exceção desses últimos dois (e dos proscritos Draxler e Paredes), sobram apenas Kimpembe, Kurzawa e Marquinhos da equipa que disputou a final da Liga dos Campeões em 2020 (perdida por 1-0 com o Bayern). Uma nova era começa na capital francesa, com Gonçalo Ramos e Manuel Ugarte como porta-estandartes deste novo navio liderado por Luis Enrique.

Menos estrelas, mas não menos polémicas. E o primeiro desafio é logo perante um adversário que na temporada passada despejou um banho de água fria no Parque dos Príncipes. O Lorient, novo clube do ex-City Benjamin Mendy, venceu por 1-3 no último encontro entre as duas equipas e vai querer aproveitar-se do folclore à volta dos campeões para capitalizar dentro das quatro linhas.

Prognóstico: Vitória do PSG.

André Guerra - autor
André Guerra - autorFlashscore