Guillaume Restes, de profissional à seleção sub-21 francesa num mês

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guillaume Restes, de profissional à seleção sub-21 francesa num mês

Guillaume Restes em ação pelo Toulouse
Guillaume Restes em ação pelo ToulouseAFP
Recém-promovido ao plantel profissional do Toulouse esta temporada, Guillaume Restes (18 anos) foi lançado em meados de agosto. Em poucas semanas, conquistou toda a gente, incluindo Thierry Henry, que o tornou na sua primeira estreia na seleção francesa sub-21 como selecionador.

Guillaume Restes é considerado uma das maiores estrelas do Toulouse. Com apenas 18 anos, deu os primeiros passos no mundo do futebol profissional no mês passado, iniciando a sua época com uma vitória por 2-1 sobre o Nantes. Titular nos quatro jogos do campeonato, também se estreou na seleção francesa sub-21, fazendo belas defesas contra a Eslovénia na semana passada (4-0). Um bom começo, que destaca um um guarda-redes cujo talento está apenas à espera de ser polido.

Atuações convincentes

Desde o início da preparação para o Mundial, há alguns meses, Restes tem sido um exemplo para o seu clube. Já comparado a Alban Lafont nas seleções de formação onde atuou, faz parte da dinâmica que Carles Martinez Novell queria impor ao seu grupo após a saída de vários jogadores importantes. Assim, com o espaço libertado pela saída de Maxime Dupé, em final de contrato, Restes aproveitou a sua oportunidade contra o Osasuna (vitória por 2-1) e a Roma (também por 2-1) na pré-temporada. Com um desempenho convincente, Restes fez sua estreia na Ligue 1 a 13 de agosto e já deixou a sua equipa orgulhosa.

Apesar de não ter conseguido defender o penálti de Mostafa Mohamed, desviou vários remates, com as mãos e com o pé. Mais tarde, foi capaz de lidar com os ataques parisienses (1-1). Em seguida, falhou contra o Estrasburgo ( 2-0) e o Clermont (2-2). No entanto, as suas defesas foram elogiadas e valeram-lhe uma semana à frente da baliza da seleção sub-21, agora orientada por Thierry Henry. E, mais uma vez, esteve à altura da tarefa, com uma defesa dupla espetacular contra a Eslovénia.

"Provou que pode estar no nível que esperamos dele", disse o treinador do Toulouse. "

Estamos muito felizes com o que ele está a fazer. A preparação dele foi muito boa, ele é jovem e ainda tem muito a aprender. Todos precisam ter em mente que ele tem apenas 18 anos- Ele, nós, a comissão técnica e os adeptos. Sabemos que, se ele jogar, pode cometer erros, mas também pode fazer muito bem para nós, como fez contra a Roma", acrescentou. Uma opinião que partilha com o campeão do mundo de 1998.

Um futuro promissor

E, por ser jovem, Restes ainda tem muito a melhorar. Quanto mais jogos ele disputar, melhor será. Agora que foi lançado no mundo dos grandes jogadores, Restes precisa de se manter no mesmo patamar, dando o seu melhor e dando espetáculo aos seus adeptos.

Este domingo, ele terá outro grande desafio pela frente. Depois do PSG, o Toulouse enfrenta o Marselha. O guarda-redes estará pronto para defender as oportunidades e enfrentar Pierre-Emerick Aubameyang e Vitinha. Depois vem o confronto da Liga Europa,  com o Union Saint-Gilloise e o Lens.

Ninguém pode prever o que será de Restes nos próximos anos. No entanto, já goza da confiança e do respeito dos seus companheiros de equipa, como referiu Gabriel Suazo:"Tem um futuro promissor à sua frente" . Por enquanto, é impossível provar que ele está errado.

Siga o Marselha-Toulouse no Flashscore