Lille, de Paulo Fonseca, procura responder ao desaire sofrido com o Lorient

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lille, de Paulo Fonseca, procura responder ao desaire sofrido com o Lorient

Paulo Fonseca terá de encontrar formas de recuperar este fim de semana
Paulo Fonseca terá de encontrar formas de recuperar este fim de semanaAFP
Os "dogues" sofreram um duro golpe no domingo passado, quando foram derrotados pelos "merlus". Mas não há tempo para lamentações: é preciso se recuperar em Rijeka e depois enfrentar o Montpellier.

"Estamos a sentir isso desde o início da época. Cometemos demasiados erros. Por vezes, é melhor levar uma boa bofetada na cara para nos endireitarmos", disse Benjamin André após a derrota do último fim de semana no FC Lorient.

É verdade que as derrotas podem muitas vezes ser muito benéficas para isolar problemas e encontrar soluções. No caso do Lille, isso será necessário, já que os próximos adversários não são nada favoráveis.

Calendário desfavorável

Na semana passada, o Lille conseguiu um bom resultado em casa, graças a um golo tardio do jovem defesa central Leny Yoro. No entanto, não foi melhor do que o adversário e terá de fazer melhor em terreno hostil. Nunca é fácil vencer em tais circunstâncias, especialmente porque o Rijeka ganhou todos os jogos em casa desde o início da época. "Vai ser um jogo difícil, com uma grande atmosfera, contra uma equipa que tem de ganhar e que tem muitos bons jogadores", disse o treinador do Lille na conferência de imprensa de antevisão do jogo, na quarta-feira.

Ao mesmo tempo, com o fim do mercado em pleno andamento, a equipa de Paulo Fonseca tem de lidar com a saída de Carlos Baleba para o Brighton.

De acordo com Fonseca, no entanto, os melhores jogadores vão estar em ação esta quinta-feira, com apenas Adam Ounas e Tiago Djaló ainda lesionados. Jonathan David, Edon Zhegrova, Rémy Cabella e Angel Gomes têm de estar presentes, pois a sua época depende disso :"Eles sabem que é um jogo importante e estão motivados".

De facto, um ano sem Liga dos Campeões será uma pena, uma vez que o Lille tem tudo para fazer uma boa campanha na Liga Europa. Para já, estamos muito longe disso, mas o clube nortenho tem de ser ambicioso. "A nossa ambição é ganhar (esta quinta-feira)", disse Fonseca aos jornalistas.

Dentro de campo, o Lille já provou que é capaz de jogar bem e vencer. No entanto, uma derrota como essa no Le Moustoir mostra que ainda há trabalho a ser feito.

"Analisámos os nossos erros e trabalhámos para melhorar. (...) Estamos preparados para o Rijeka". No entanto, acrescentou que "o jogo com o Lorient não pode influenciar a deslocação a Rijeka, porque é outro jogo e outra competição".

Segundo o treinador português, "não é dramático ter perdido em Lorient", mas "temos de ser mais equilibrados". Isto parece querer dizer que é preciso fazer um esforço defensivo, que a gestão das duas superfícies deve ser primordial e que o trabalho é a nível psicológico. O que o capitão Benjamin André disse no domingo pode muito bem ter sido um acidente do destino. O retorno de Alexsandro e a integração gradual de Samuel Umtiti devem ajudar. E os dogues continuarão a trabalhar duro para se preparar para os próximos jogos.

Os dois próximos jogos são um excelente teste para saber se o time está pronto para uma série de boas atuações. O Montpellier provou a sua eficácia contra o Lyon durante o mês de agosto e, assim como o Lorient, a equipa do Hérault pode causar problemas ao Lille. Cabe à equipa nórdica provar o seu valor esta semana, para que possa encarar a pausa internacional nas melhores condições possíveis.