Marselha afetado pelo vírus das lesões numa altura decisiva da Ligue 1 e Liga Europa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Marselha afetado pelo vírus das lesões numa altura decisiva da Ligue 1 e Liga Europa

Afetado pelo vírus da FIFA, Jean-Louis Gasset enfrenta um grande problema
Afetado pelo vírus da FIFA, Jean-Louis Gasset enfrenta um grande problemaAFP
As lesões atingiram o Marselha na pior altura possível. Jean-Louis Gasset terá de encontrar soluções para os problemas se quiser ter sucesso no sprint final da Ligue 1 e da Europa.

A pausa internacional e o vírus da FIFA não pouparam o Marselha. No total, seis jogadores foram afectados: Pape Gueye, Ismaïla Sarr, Ulisses Garcia, Bamo Meïté, Jonathan Clauss e Leonardo Balerdi. A enfermaria está cheia, o plantel está reduzido e os jogadores de Jean-Louis Gasset enfrentam os jogos mais importantes da época, a começar pelo PSG, este domingo à noite.

Com seis jogadores lesionados, mais as ausências de Valentin Rongier - que deverá ficar de fora até ao final da época devido a novas dores no menisco -, Jean Onana e Amir Murillo, o treinador de 70 anos vê-se confrontado com uma série de questões.

Da defesa ao ataque

Depois de lesionar a clavícula contra o Montpellier no dia 25 de fevereiro, Samuel Gigot deve voltar a jogar após um mês de ausência. Será que Leonardo Balerdi conseguirá recuperar a tempo de um problema no adutor? E, em caso afirmativo, quem será o escolhido para substituí-lo? De momento, Chancel Mbemba é o único defesa-central em condições no plantel...

"Estamos a esperar até ao último minuto, porque se trata de lesões. Alguns ficaram afastados do grupo, com preparadores físicos. E entre amanhã à tarde (sábado) e domingo de manhã, veremos quem pode jogar", disse Gasset quando questionado se contava com os seus dois defesas.

A posição de lateral-direito também está em aberto. Sem Jonathan Clauss, que sofre de uma lesão na coxa esquerda, e Amir Murillo, que está de fora há várias semanas, quem poderá assumir a lateral direita? Bamo Meïté, que foi titular nas últimas semanas, está fora até ao final da época devido a uma dupla entorse do tornozelo.

Quanto a Ismaïla Sarr, o jogador do Marselha, assim como o seu companheiro Clauss , sofre de uma lesão no tendão da coxa esquerda. A sua participação no clássico é certa e foi confirmada na conferência de imprensa. O ponto forte de Gasset, quem será o jogador escolhido para o substituir?

Em suma, o contexto antes de enfrentar o Paris e a poucas semanas de um jogo dos quartos de final da Liga Europa contra o Benfica é tudo menos idílico. A preparação de Marcelino no início da época foi alvo de críticas por parte dos adeptos olímpicos, tal como a decisão da direção do clube de escolher o treinador espanhol. No entanto, é difícil apontar a causa dos problemas, especialmente quando uma pausa internacional desorganizou tudo. Seja como for, não é altura de procurar culpados, mas sim de encarar os problemas e procurar soluções.

A fórmula certa

Qual é a equipa que deve ser utilizada contra o Paris Saint-Germain? Perante a escassez de defesas, Stéphane Sparagna, o defesa-central de 29 anos lançado por Bielsa na altura e trazido este inverno para as reservas, poderia completar o plantel, segundo o L'Équipe. O jovem Emran Soglo também foi utilizado por Gattuso contra o Mónaco, em janeiro, para substituir Clauss na lateral direita. Há rumores de que Mbemba poderia começar na direita. Não seria mais sensato deslocar jogadores como Kondogbia e Veretout para a direita?

Por fim, na frente, Jean-Louis Gasset tem muito poucas opções para o meio-campo e para o ataque, com os médios a terem de ocupar os lugares de defesa. Jogadores como Faris Moumbagna, Luis Henrique e Joaquín Correa podem ser utilizados, mesmo que o técnico do Montpellier não goste muito deles. É uma verdadeira dor de cabeça para Gasset, que pode, no entanto, agradecer à Ligue 1 por ter tomado a iniciativa de transferir o jogo contra o Nice, previsto para o fim de semana de 12-13-14 de abril, entre as duas partidas contra o clube português.

De qualquer forma, será preciso encontrar a fórmula perfeita para garantir os pontos contra a equipe de Luis Enrique , e Jean-Louis Gasset tem toda a confiança em seu elenco: "No ténis, se jogas contra Nadal, corres o risco de levar 6-0. No boxe, se enfrentarmos o Tyson, é complicado. Mas no futebol, há sempre esperança, e é isso que torna este desporto tão maravilhoso."

Pablo Gallego - Editor Sénior de Notícias
Pablo Gallego - Editor Sénior de NotíciasFlashscore News France