Paulo Fonseca definiu prenda para o Natal: um avançado para o Lille

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paulo Fonseca definiu prenda para o Natal: um avançado para o Lille
Paulo Fonseca na conferência de imprensa pós-jogo, no domingo à noite.
Paulo Fonseca na conferência de imprensa pós-jogo, no domingo à noite.JEAN CATUFFE/DPPI via AFP
Muito sólido defensivamente, o Lille, que viaja para Estrasburgo esta quarta-feira (20:00) na 17.ª jornada, ainda pode melhorar no ataque, especialmente se o avançado Jonathan David confirmar o seu regresso à linha dae frente.

A defesa do Lille, a segunda mais sólida do campeonato, passou no teste supremo no domingo à noite contra o PSG, segurando um empate a 1-1 contra Kylian Mbappé, Ousmane Dembélé e companhia.

Mas num jogo globalmente fechado, o Lille não conseguiu "fazer o jogo", como prometera o seu capitão Benjamin André, nem sequer entrar noele. Só no final é que pressionou mais e acabou por empatar por Jonathan David.

É aqui que a equipa tem de melhorar. Embora muito mais eficaz e pragmático do que na época passada, o clube liderada por Paulo Fonseca marcou apenas 20 golos desde o início do campeonato 2023/24.

Tanto na criação como na finalização, o treinador Paulo Fonseca, mais focado no ataque, continua à procura da fórmula certa. "Continuo a dizer que a melhor forma de defender é ter a bola. Acho que poderíamos ter tido mais contra o PSG", lamentou o português.

Os últimos jogos do Lille
Os últimos jogos do LilleFlashscore

Várias incertezas

Em Estrasburgo, em nono lugar (20 pontos), o Lille, em quarto lugar (28 pontos) e a dois pontos do pódio, deve ter o controlo do jogo. Mas atenção: os alsacianos acabam de somar duas vitórias seguidas pela primeira vez na temporada. Angel Gomes, titular na posição de médio de criação, às vezes tem dificuldades para animar o jogo do Lille, enquanto Hakon Haraldsson está ausente após uma pré-temporada promissora.

Por outro lado, a posição de ala esquerda ainda não foi preenchida. Ivan Cavaleiro, contratado no verão passado, ainda não deixou a sua marca e também está com uma pubalgia há várias semanas. Rémy Cabella é muito menos decisivo do que na época passada, enquanto a posição de avançado continua a ser incerta. Talvez, não por muito mais tempo.

Depois de um início de temporada que não correspondeu às expectativas criadas pelos 24 golos que marcou na temporada passada, Jonathan David parece estar a recuperar a sua melhor versão. O canadiano marcou três golos nos últimos quatro jogos.

Às vezes titular, às vezes substituto de Yusuf YaziciJonathan David tem um perfil diferente do turco. É mais rápido e utiliza melhor a profundidade, enquanto Yazici é mais um falso camisaola 9, bom no passe e na condução do jogo.

Os números de Jonathan David
Os números de Jonathan DavidFlashscore

Uma contratação para o inverno?

A variedade de perfis permite a Paulo Fonseca ter mais cartas na manga, mas ainda é difícil, a um jogo do fim do ano, definir a identidade ofensiva do clube.

Depois de não ter conseguido contratar um avançado no verão passado - o que provocou a ira de Paulo Fonseca, calmo por natureza - o Lille poderá tentar a sua sorte no mercado de inverno. "Sim, preciso desse presente (de Natal)", ri-se Fonseca. "Todos conhecem a situação. Precisamos de um avançado e, talvez, de mais um jogador. Já falei com o presidente (Olivier Létang). Estamos a trabalhar em soluções".

Enquanto isso, uma coisa é certa: o melhor avançado dos Dogues nesta temporada não está na frente, mas na ala direita: Edon Zhegrova. O jogador natural do Kosovo foi o centro das atenções contra o Paris Saint-Germain, como tem feito com frequência nos últimos meses.

"O Edon é um jogador sobre o qual não posso dizer muitas coisas boas, porque senão ele vai pensar que é o melhor do mundo", sorri Paulo Fonseca. "Ele evoluiu muito e mudou muito. Hoje, é um jogador de equipa. Quando chegou aqui, era um individualista. Mas o que me deixa mais satisfeito é o aspeto defensivo: agora ajuda a equipa durante todo o jogo".

A partir de agora, cabe ao Lille progredir no ataque.