Mais

Treinar o Nantes é "uma honra" para Jocelyn Gourvennec

Jocelyn Gourvennec no treino desta quinta-feira
Jocelyn Gourvennec no treino desta quinta-feiraAFP
Treinar o FC Nantes é "uma honra", declarou Jocelyn Gourvennec esta quinta-feira, ao substituir Pierre Aristouy, demitido na véspera, no banco do clube onde sentiu "o melhor da (sua) carreira como jogador".

"Ser treinador do FC Nantes é uma honra para mim, como penso que sentiram outros treinadores que jogaram aqui e que passaram para este cargo", explicou o antigo jogador dos Canários, de 1995 a 1998.

Nos últimos anos, Michel der Zakarian, Vahid Halilodzic, Antoine Kombouaré e até mesmo Aristouy assumiram o comando da equipa principal depois de terem jogado no clube.

"Estou aqui porque o Nantes é o clube onde me senti mais em casa na minha carreira e na minha vida de jogador. É um clube que significou muito para mim. Passei três anos lá, mas sinto que passei dez, e isso marcou-me para sempre", explica o agora treinador, que também vestiu as camisolas de Lorient, Rennes e Marselha.

Na altura treinado por Claude Suaudeau e Reynald Denoueix, o treinador admitiu que o cargo é também "uma responsabilidade, porque temos um legado muito importante".

"Houve alguns grandes treinadores que certamente nunca serão igualados, porque eram fora do comum. Mas essas pessoas, como outras, deram-me o desejo de cultivar um espírito, de jogar e de viver o futebol de alto nível com princípios", explicou Gourvennec.

Embora os seus dois primeiros jogos no comando sejam contra os dois primeiros classificados, Nice em La Beaujoire no sábado e PSG no Parque dos Príncipes, oito dias depois, Gourvennec explicou que espera investimento total da sua equipa, atualmente 11.º classificado na Ligue 1, com uma vantagem de quatro pontos sobre a linha de água.

"O verdadeiro perigo na vida de um grupo são os humores dos indivíduos de um grupo (...) é um comportamento egocêntrico que vai contra o que queremos colocar em prática", explicou.

"Mais do que nunca, precisamos de fazer as coisas em conjunto", acrescentou.