No meio do temporal, adeptos da Sanjoanense festejaram a comemoração do centenário

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

No meio do temporal, adeptos da Sanjoanense festejaram a comemoração do centenário

Parabéns Sanjoanense
Parabéns SanjoanenseAD Sanjoanense
A Associação Desportiva Sanjoanense, clube de São João da Madeira que milita na Liga 3, comemora 100 anos de existência este domingo, 25 de fevereiro. À meia noite, os adeptos deslocaram-se ao Estádio Conde Dias Garcia e deram início à festa debaixo de um autêntico temporal.

Fundada em 25 de fevereiro de 1924 na cidade do Labor, o emblema conta com quatro passagens pela primeira divisão do futebol português (1946/47,1966/67, 1967/68 e 1968/69), além de títulos nacionais no basquetebol, andebol e hóquei em patins. É aliás nesta última modalidade que está a maior conquista do clube: a Taça dos Vencedores das Taças na época 1985/86, com uma vitória sobre o Sporting. 

Conhecido pelo ecletismo, o emblema conta ainda com secções de ginástica, bilhar, natação e patinagem artística. O futebol acaba por ser a modalidade que arrasta mais gente - a par do hóquei em patins - e foi nesse palco que os adeptos fizeram a festa no sábado, à meia noite, debaixo de um autêntico temporal.

Há duas lendas sobre o Estádio Conde Dias Garcia: uma das quais é que conta com o relvado mais antigo da Europa, a outra envolve a figura maior do futebol português, Eusébio. Segundo os relatos, numa receção ao Benfica, o pantera negra rebentou com as redes da baliza norte e o jogo teve de ser interrompido e adiado (veja aqui o arquivo do encontro-repetição).

Atualmente envolvido nas contas pela manutenção na Liga 3, os alvinegros deslocam-se este domingo a Viana do Castelo para defrontar o Vianense, às 15:00. No hóquei em patins, a formação comandada por Reinaldo Ventura está bem encaminhada para regressar ao escalão principal, no primeiro lugar da zona norte da segunda divisão.

No andebol ocupa o 9.º lugar da Divisão de Honra, enquanto no basquetebol está na 6.º posição da I Divisão (terceiro escalão).