Liga Conferência: West Ham e Basileia em vantagem, AZ e Fiorentina com uma palavra a dizer

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Liga Conferência: West Ham e Basileia em vantagem, AZ e Fiorentina com uma palavra a dizer
Benrahma e Bowen brilharam pelo West Ham na primeira mão
Benrahma e Bowen brilharam pelo West Ham na primeira mãoAFP
A segunda mão das meias-finais da Liga Conferência, esta quinta-feira, vai colocar o West Ham a lutar para manter a sua pequena vantagem sobre o AZ Alkmaar. O Basileia, por sua vez, precisa confirmar a vitória contra a Fiorentina e fazer valer as suas ambições europeias.

"A primeira mão foi difícil. Tentámos marcar mais do que eles. Temos de garantir que isso aconteça novamente", disse David Moyes, treinador do West Ham, depois da vitória por 2-1 sobre o AZ Alkmaar.

É um grande desafio, já que os Hammers viajam para os Países Baixos depois da derrota contra o Brentford no domingo (0-2). A equipa da casa vai querer fazer valer a sua força e encantar os seus adeptos para chegar à final.

Na outra meia-final, a Fiorentina vai enfrentar o Basileia. A equipa toscana , que foi derrotada na primeira mão, precisa de marcar dois golos para garantir um lugar na final da Liga Europa.

AZ Alkmaar x West Ham: adversidade compartilhada

Goleado por 5-1 pelo Emmen no fim de semana, e depois do empate (0-0) com o Ajax há duas semanas ,o AZ Alkmaar é uma incógnita para o jogo da segunda mão. O que não está em dúvida, porém, é que o clube transcende os limites do adversário nas competições europeias. A prova disso é o bom desempenho na quinta-feira passada (2-1).

"Eles têm jogadores muito bons e esta noite provaram-no. Vamos ter de ter muito cuidado para não os desiludir os nossos adeptos", disse David Moyes no final do jogo da primeira mão. A palavra de ordem será simples: vencer por todos os meios possíveis.

Nas fileiras do West Ham, a mesma mensagem será ouvida. Com uma vantagem de um golo, o clube londrino espera ter mais facilidades. Os Hammers podem não estar no lugar certo na Premier League (15.º), mas estão a subir a escada na Liga Conferência.

O West Ham vai contar com Benrahma e Antonio, os seus dois melhores trunfos ofensivos, para evitar mais um fracasso na final (como aconteceu no ano passado).

Siga aqui as incidências do AZ-West Ham

Basileia x Fiorentina: nada a perder, tudo a ganhar

Os suíços querem confirmar a sua superioridade na receção à Fiorentina. O Basileia teve dificuldades contra os italianos durante boa parte do jogo da primeira mão, mas acabou por vencer nos descontos por 2-1.

"Um bom resultado é, naturalmente, prometedor para o jogo da segunda mão. Mas sabemos que ainda precisamos de um grande dia. Criámos uma boa posição de partida para nós próprios. Temos a oportunidade de criar algo histórico para a cidade, o clube e a nossa equipa, e de fazer história. É claro que há pressão e responsabilidade envolvidas. Mas, acima de tudo, estamos ansiosos pelo jogo, mesmo que provavelmente estejamos um pouco mais tensos e nervosos do que o habitual", admitiu Michael Lang, treinador do Basileia, na conferência de imprensa de antevisão, na quarta-feira.

A Fiorentina não tem outra opção a não ser procurar a vitória. Os italianos têm estado em grande na Liga Conferência desde o início da época e têm todas as ferramentas necessárias para voltar ao bom caminho.

Para isso, os jogadores da Fiorentina precisam superar a decepção do jogo da primeira mão. Jovic e Terzic criticaram abertamente a tática adotada, antes de pedirem desculpa. Embora tenham afirmado que "querem seguir em frente", as declarações devem ter deixado marcas no balneário. Resta saber se isso será uma fonte de motivação ou de tensão em campo.

"Os jogadores mais velhos têm de dar o exemplo, mas todos na equipa têm de contribuir. Essa é a única maneira de obter resultados", confirmou Giacomo Bonaventura, treinador da Fiorentina, na antevisão ao jogo.

Siga aqui as incidências do Basileia-Fiorentina