Liga Europa: Ajax recebe Aston Villa para tentar alguma alegria numa época difícil

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Europa: Ajax recebe Aston Villa para tentar alguma alegria numa época difícil

A Arena vai estar esgotada, tal como contra o FC Utrecht
A Arena vai estar esgotada, tal como contra o FC UtrechtProfimedia
"Estar com a bola o mais possível". Com estas seis palavras, o treinador do Ajax, John van 't Schip, deu a conhecer parte do seu plano. Os Amsterdammers defrontam o Aston Villa nos oitavos de final da Liga Conferência, na quinta-feira à noite. O primeiro jogo realiza-se na Johan Cruijff Arena, enquanto o jogo da próxima quinta-feira se realiza em Birmingham.

O contraste entre os dois clubes não poderia ser maior. O Villa está a lutar por um lugar na Liga dos Campeões, o que seria único para o clube. O Ajax tem de esperar para ver se joga futebol europeu na próxima época. Com clubes como o NEC Nijmegen e o Go Ahead Eagles, está a disputar o quinto lugar, que poderá valer-lhe um bilhete se o Feyenoord vencer a Taça. No fim de semana passado, o clube voltou a vencer no campeonato. O Utrecht foi derrotado por 2-0 com um futebol sólido. Para os adeptos, deve ter sido como o primeiro dia solarengo de primavera.

Podemos escrever e refletir longamente sobre o assunto, mas a época do Ajax é obviamente muito dececionante. Para além de toda a turbulência na(s) sala(s) de reuniões, as coisas estão a correr mal no campo, onde há obviamente uma correlação entre os dois. No entanto, a equipa de Van 't Schip não se pode dar ao luxo de olhar para trás. Um bom resultado contra o Villa dará confiança não só ao público, mas também ao grupo de jogadores.

A posição do Ajax
A posição do AjaxFlashscore

Ollie Watkins

"Eles podem jogar com a posse de bola, mas também jogam um futebol muito direto. Venceram com bastante facilidade o AZ duas vezes no início da época e têm um grande avançado", referiu o treinador John van 't Schip, referindo-se a Ollie Watkins: "Claro que diz muito o facto de estarem em quarto lugar na liga mais forte. Temos um grande desafio pela frente".

O Ajax também vai jogar contra o Aston Villa com cinco defesas. "Queremos continuar com o que estamos a fazer", disse Van 't Schip na conferência de imprensa de quarta-feira: "Não queremos dar demasiado. O adversário é muito forte. É uma boa equipa em todas as áreas. Se nos empurrarem para trás, teremos de nos defender. Mas queremos ter a bola o mais possível. Temos de jogar muito concentrados. Porque se perdermos a bola em sítios onde somos vulneráveis, eles vão castigar-nos imediatamente. Mas também queremos criar oportunidades e, certamente, não temos medo".

Ollie Watkins depois de um golo contra o Fulham em fevereiro
Ollie Watkins depois de um golo contra o Fulham em fevereiroAFP

Quatro jogos em 11 dias

O Ajax não poderá contar com Steven Bergwijn, lesionado, e Josip Sutalo, suspenso, numa Johan Cruijff ArenA com lotação esgotada. Para Steven Berghuis, o jogo também deverá chegar demasiado cedo. O vice-capitão do Ajax continua a sofrer de uma lesão no joelho. "Ele ainda sente dores quando chuta uma bola", explicou Van 't Schip: "Uma injeção não é a intenção."

Com quatro jogos em 11 dias, esta série de jogos - o Ajax também joga em casa contra o Fortuna Sittard e fora contra o Sparta de Roterdão - pode ser o início de um sprint final bem sucedido, ou o abandono final e a desistência. Assim, a passagem à próxima ronda da Liga Europa nem sequer é de grande importância. Os adeptos vão querer estar mais uma vez à beira da cadeira, identificar-se com os rapazes do relvado e ter esperança no futuro.

Os jogadores do Ajax festejam com os adeptos após a vitória por 2-0 sobre o FC Utrecht
Os jogadores do Ajax festejam com os adeptos após a vitória por 2-0 sobre o FC UtrechtProfimedia

Mês da verdade

O próximo mês aguarda o Go Ahead Eagles, o Feyenoord e o FC Twente, um trio de jogos seguidos em que o Ajax tem de fazer a diferença. O díptico contra o Villa revelará se esta equipa está pronta para se empenhar na tentativa de terminar a época com uma nota positiva. Começará com um jogo compacto, mas mesmo isso pode ser feito com paixão e luta, combinados com a coragem de jogar para a frente sempre que possível.

O pontapé de saída para o Ajax - Aston Villa é dado às 17:45 de quinta-feira, numa Arena Johan Cruijff com lotação esgotada. O árbitro chama-se Enea Jorgji e é natural da Albânia.

Siga o Ajax- Aston Villa no Flashscore