De la Fuente: "Espanha e Croácia são as duas melhores seleções da Europa"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
De la Fuente: "Espanha e Croácia são as duas melhores seleções da Europa"
De la Fuente está otimista antes da final
De la Fuente está otimista antes da finalAFP
O treinador de Haro compareceu perante os meios de comunicação social para analisar o jogo contra a equipa dos Balcãs, que lhe poderá permitir conquistar o primeiro título como selecionador principal.

Luis de la Fuente sabe que Luka Modric e companhia não vão facilitar as coisas este doming. O treinador descreveu o jogador do Real Madrid como "um jogador de topo mundial" e disse que a Croácia tem "as suas próprias características e aspectos positivos", uma equipa que parece estar habituada a ir a prolongamentos em todos os jogos e que, por isso, tem "mais experiência" nessas circunstâncias. É um cenário que prefere evitar porque gostaria de "ganhar nos 90 minutos".

Croácia e Espanha querem vencer a Liga das Nações
Croácia e Espanha querem vencer a Liga das NaçõesFlashscore

"Vamos esperar até esta tarde, quando tivermos o último treino, e depois avaliaremos o estado de todos, embora estejam perfeitamente em forma e extraordinariamente motivados. Tenho uma fé cega e nenhum deles nos vai desiludir. Não sei se vamos mudar. Analisamos e avaliamos muitas coisas, mas isso nunca é feito por capricho. É sempre muito ponderado e estudado", comentou sobre a formação para um jogo que colocará frente a frente aquelas que "hoje" são "as duas melhores equipas da Europa".

Jogadores num altar

Rodri "é o melhor médio do mundo", Mikel Merino é "uma aposta segura" e tem sempre um "comportamento excecional", Pablo Gavi é "bom em quase todas as posições", Aymeric Laporte e Robin Le Normand têm "muita experiência" e são "dois grandes jogadores" e, por fim, que os dois avançados (Joselu Mato e Álvaro Morata) são tão bons que "acertará" em qualquer das decisões.

Tem muita confiança nos seus jogadores, que vê "no melhor momento da época" e muito entusiasmados com este jogo tão aguardado, de tal forma que, por vezes, tem de os "parar nos treinos". Reconheceu também que já treinaram para o caso de terem de recorrer ao desempate por grandes penalidades, um resultado fatídico nos oitavos de final do Campeonato do Mundo no Catar. Este aspeto do futebol, que pode ser fundamental, "pode ser melhorado", porque "tudo" o é.

Dani Olmo está disponível

"Tranquilo" com as opções que tem para substituir, entre outros, Jordi Alba e Jesús Navas, o treinador falou sobre o último jogo contra a azzurra: "Analisámos o jogo e vimos, dentro dos pontos fortes que a Itália tinha, como podemos melhorar. E uma dessas coisas é a defesa do jogo direto. Estamos muito satisfeitos com o desempenho da equipa, mas também somos exigentes".

Registos de Dani Olmo
Registos de Dani OlmoFlashscore

O selecionador confirmou que Dani Olmo, que tem "uma motivação tremenda" devido ao seu passado no Dínamo de Zagreb, onde "se afirmou", está "pronto para jogar". Por outro lado, vê Ansu Fati "feliz" e "totalmente integrado", que treinou "de uma forma fantástica" e começa a recuperar as sensações de outrora, quando estava entre as grandes promessas do futebol.

Final é "um privilégio"

"Com o dia a dia sentem-se muito importantes porque estão aqui entre os 23 jogadores. Isso não me preocupa porque temos um grupo excecional e uma equipa excecional. Se alguém sai sem jogar, é tão campeão como aquele que jogou todos os minutos. O primeiro é aquele que exige do segundo e o põe em sentido", afirmou.

"O que dá reconhecimento são os títulos, mas o mais importante é todo o processo anterior. Estou muito feliz por ter a oportunidade de jogar esta final. A satisfação é sempre maior quando se ganha, mas estar lá é um privilégio. E quando se dá tudo de si, nunca pode haver frustração. Queremos ganhar o título e que a Espanha tenha o espaço que merece. Gosto de ver as pessoas felizes", concluiu De la Fuente, que não perde o sono com o futuro de Mbappé. "Com todo o meu amor", desculpou-se.

Pode acompanhar o jogo Croácia-Espanha no Flashscore