Mais

Continua a polémica: Campeãs do mundo por Espanha revoltam-se após convocatória

Alexia Putellas, que foi convocada, e Jenni Hermoso que ficou de fora
Alexia Putellas, que foi convocada, e Jenni Hermoso que ficou de foraAFP
Os jogadores da seleção espanhola que venceram o Campeonato do Mundo e foram convocadas para os dois próximos jogos internacionais divulgaram um comunicado no qual se insurgem contra a Federação Espanhol: "A RFEF não está em condições de exigir a nossa presença nos mesmos".

Estava-se a ver que ia chegar e chegou. A vontade das jogadoras, que tinham pedido para não serem convocadas até que fossem feitas grandes mudanças estruturais na Federação, não mudou em nada e a convocatória da nova seleciondora, Montse Tomé, colocou muitas delas num difícil compromisso legal.

Tanto assim é que estão a estudar todas as opções que a lei lhes permite para não comparecerem no estágio em Las Rozas, na terça-feira. Entretanto, divulgaram um comunicado oficial através das redes sociais, no qual voltam a expor as suas razões para não fazerem parte da seleção e colocam em casa a legalidade em tempo e forma dessa lista.

Pode ler abaixo o comunicado das jogadoras espanholas, campeãs mundias ainda no mês passado: 

"As jogadoras da seleção espanhola de futebol sénior feminina querem afirmar, na sequência da convocatória e da subsequente conferência de imprensa da nova selecionadora nacional, Montse Tomé, o seguinte:

O que ficou expresso no nosso comunicado de 22 de setembro de 2023, deixa claro e sem opção para qualquer outra interpretação a nossa firme vontade de não sermos convocadas por motivos justificados. Estas declarações permanecem plenamente válidas.

Nos dias que se seguiram a essa declaração, gostaríamos de tornar público que nada diferente disso foi transmitido a qualquer membro da RFEF, pelo que solicitamos expressamente que a informação que é transmitida publicamente seja rigorosa.

Nós, enquanto jogadoras profissionais de elite, e depois de tudo o que se passou hoje, vamos estudar as possíveis consequências legais a que a RFEF nos expõe ao colocar-nos numa lista da qual tínhamos pedido para não sermos convocadas por razões já explicadas publicamente e com mais pormenor à RFEF, e assim tomar a melhor decisão para o nosso futuro e para a nossa saúde.

Consideramos pertinente salientar, a este respeito, que a convocatória não foi efetuada em tempo e forma, em conformidade com o nr.º 2 do artigo 3.º do Anexo I do Regulamento da FIFA sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores, pelo que entendemos que a RFEF não está em condições de nos exigir a presença na mesma.

Lamentamos mais uma vez que a nossa Federação nos tenha colocado numa situação que nunca desejaríamos".