RFEF diz às vencedoras do Mundial que vai fazer alterações para criar um "ambiente seguro"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

RFEF diz às vencedoras do Mundial que vai fazer alterações para criar um "ambiente seguro"

A RFEF diz às campeãs do mundo que vai proceder a alterações para criar um ambiente seguro.
A RFEF diz às campeãs do mundo que vai proceder a alterações para criar um ambiente seguro.AFP
A Real Federação Espanhola de Futebol publicou um comunicado no qual promete efetuar as alterações estruturais necessárias para proporcionar um ambiente seguro às internacionais que venceram o Campeonato do Mundo Feminino há algumas semanas e que se recusaram a regressar à seleção até que as alterações por elas propostas sejam implementadas.

As jogadoras que conquistaram a estrela mundial quase não puderam festejar esse título como mereciam, manchadas pelo caso Rubiales, que acabou suspenso pela FIFA e, encurralado pelo futebol e pela sociedade, acabou por se demitir dos seus cargos na RFEF e na UEFA.

Mas isso não foi suficiente para as campeãs do mundo, exceto para duas jogadoras. Querem mais mudanças, mas com actos e não com palavras. Promessas que a Federação voltou a reiterar publicamente que irá cumprir. Assim se extrai de uma nova declaração oficial em que se comprometem com ela e que diz o seguinte:

"A RFEF quer transmitir às internacionais da seleção nacional o compromisso público assumido pela nova direção da instituição que dirige o futebol em Espanha.

O objetivo é expressar claramente, e sem interpretações internas ou externas, os eixos estratégicos nesta nova etapa da Federação que tanto o futebol como a sociedade exigem.

A própria Federação está consciente da necessidade de mudanças estruturais, já anunciadas pelo presidente do Comité Diretivo, Pedro Rocha, e que começaram a materializar-se recentemente.

Esta convicção tem levado à tomada de decisões difíceis nos últimos dias, que continuarão a ser adoptadas, dada a convicção de que é necessária uma renovação.

Neste sentido, é absolutamente essencial, para levar a cabo estas mudanças, esclarecer cada um dos comportamentos e condutas que possam ter ocorrido e atuar, assim, com profissionalismo e justiça, apurando as responsabilidades pertinentes em cada caso.

É evidente que a Federação, a sociedade e as próprias jogadoras estão todos alinhados no mesmo objetivo: a renovação e o início de uma nova etapa onde o futebol será o grande beneficiário de todo este processo. 

Por isso, as jogadoras são instados a aderir a essa mudança liderada pela Federação, entendendo que as transformações que devem continuar precisam ser sólidas e justas. 

Garantimos um ambiente seguro para as jogadoras e apostamos num clima de confiança mútua para que possamos trabalhar em conjunto para que o futebol feminino continue a progredir com muito mais força.

Temos de começar a usar a estrela que as internacionais trabalharam tanto para conseguir".