Acompanhe aqui as incidências do encontro
Dos assobios do Estádio Olímpico ao melhor jogo de há muito tempo em Bursa, passaram apenas três dias. Em Roma, depois de uma derrota no fundo lógica frente à Bélgica (0-2), a Nazionale deixou o relvado debaixo de assobios. Contudo, num campo difícil e encharcado, goleou a Turquia (1-4), com vários golos fruto de jogadas bem construídas e sequências de jogo que não se viam há vários anos. A situação continua crítica, mas não é desesperada.
Depois de Luciano Spalletti e Gennaro Gattuso terem falhado de forma lamentável, Roberto Mancini está de volta, três anos depois de ter preferido o lucrativo contrato proposto pela Arábia Saudita e apesar de ter recebido um voto de confiança depois de falhar a qualificação para o Mundial. Como tantas vezes acontece em Itália, optou-se por fazer novo com velho e, cinco anos depois da inesperada vitória no Europeu, Mancini parte praticamente do zero... apesar de ter uma estrutura base que faria corar muitas seleções.
A Serie A já não é o que era e os jovens jogadores não têm oportunidades. O argumento de que há estrangeiros a mais no campeonato é real, mas simplista. Na verdade, o problema está no facto de se tratar de jogadores medianos que não acrescentam mais-valia. Além disso, vários jogadores partiram para o estrangeiro. Frente à Bélgica e à Turquia, eram quatro os "exilados" no onze inicial.

Em termos absolutos, Mancini tem de sobra para formar uma equipa titular competitiva e encontrar soluções alternativas. Não conseguir tirar rendimento, entre outros, de Gianluigi Donnarumma, Alessandro Bastoni, Federico Dimarco (ausente nesta janela internacional), Riccardo Calafiori, Nicolò Barella, Sandro Tonali, Davide Frattesi, Pio Esposito constitui uma falha considerável, partilhada pelos dirigentes, pela equipa técnica e pelos próprios jogadores.
Será sobretudo uma questão de selecionador? Afinal, Mancini, antigo avançado de classe, conseguiu destacar-se onde muitos falharam desde o Mundial-2006. Isso deve-se a uma das suas forças mentais: está convencido de que é o melhor. A Itália falha os Mundiais, mas raramente falha no Europeu: foi eliminada nos quartos de final, nos penáltis, em 2008 e 2016; chegou à final em 2012 e venceu em 2021.

Os dois primeiros jogos da segunda era Mancini deram uma amostra daquilo em que a Itália se podia tornar. É preciso confiar nos estreantes, independentemente dos erros naturais que irão cometer, e apoiar-se em jogadores experientes que, apesar do nível e da experiência, jogam demasiadas vezes sem qualquer receio. Sem pressão, Itália só tem a ganhar no Stade de France, para confirmar os progressos claros vistos na Turquia.

