Opinião: Foi há um ano que Portugal alcançou o Mundial... O que mudou?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião: Foi há um ano que Portugal alcançou o Mundial... O que mudou?

Portugal conquistou presença histórica na fase final de um Campeonato do Mundo
Portugal conquistou presença histórica na fase final de um Campeonato do MundoFPF
O futebol praticado por mulheres tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. O Campeonato do Mundo de 2023 veio reforçar essa trajetória ascendente, com o interesse do público a ser cada vez maior. O Flashscore não passa indiferente ao movimento e passa a contar com a treinadora Joana Oliveira para abordar os assuntos mais prementes da modalidade, sempre com o foco muito virado para a Liga Feminina.

Maior equilíbrio na Liga

Desde que a bola de Ana Capeta bateu no poste da baliza dos Estados Unidos que Portugal deu um passo gigante para a afirmação das atletas, da Seleção e da Liga. 

Há um ano, precisamente na 14.ª jornada, a diferença pontual entre o primeiro e o sexto classificados era de 27 pontos, a tabela partia-se quase como se se tratassem de dois campeonatos dentro de um. Neste momento, a diferença pontual entre os mesmos classificados é de 'apenas' 14 pontos. 

O líder é o mesmo, mas com duas grandes diferença: o Benfica tem um empate e uma derrota, algo que só aconteceu à 16.ª jornada na época passada, e tem menos 23 golos marcados. 

Tabela classificativa da Liga Feminina
Tabela classificativa da Liga FemininaFlashscore

Na generalidade, esta época, existe um equilíbrio competitivo superior nos jogos, comparativamente à época passada. As equipas estão melhor trabalhadas taticamente pelas suas equipas técnicas e temos, claramente, uma liga cada vez mais apelativa para jovens jogadoras estrangeiras com potencial. 

Apuramento do Benfica para os quartos da Champions

Ainda antes da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, a equipa das águias, após o empate com o Rosengard (2-2), beneficiou da derrota do Eintracht de Frankfurt (2-0) e garantiu o acesso aos quartos-de-final da competição sem deixar a decisão para a receção ao atual campeão da prova. 

No entanto, mesmo sem necessitar de pontuar na última jornada, o Benfica fez o inédito e conseguiu o empate contra o também campeão espanhol (4-4). Refira-se que este resultado foi por muitos desvalorizado, considerando as opções tomadas pelo treinador Jonatan Giráldez, mas até então o Barcelona tinha apenas cinco golos sofridos em 24 jogos.

Benfica empatou com o poderoso Barcelona na última jornada da fase de grupos da Champions
Benfica empatou com o poderoso Barcelona na última jornada da fase de grupos da ChampionsSL Benfica

A projeção do empate histórico contra o Barcelona e da qualificação para os quartos trouxe outra visibilidade ao campeonato português e às jogadoras que competem na nossa Liga. 

21.º lugar no ranking mundial 

Apesar das exibições e resultados menos conseguidos nos jogos da Liga das Nações, Portugal ocupa o 21.º lugar no ranking mundial, que passou a ser liderado pela primeira vez por Espanha, a atual campeã mundial em título. 

Há uma nova atualização do ranking no próximo mês de março, mas não se prevê uma subida da equipa das quinas na tabela e mesmo que haja uma eventual queda no lugar do ranking, não se retira valor às conquistas atingidas até ao momento.

Os últimos resultados de Portugal
Os últimos resultados de PortugalFlashscore

Agora que Portugal faz parte das 25 melhores seleções do mundo, começa a surgir maior exigência e maior pressão para se ser bem sucedido. Isto é algo que trará, consequentemente, maior competitividade e rendimento. 

Cada vez mais portugueses veem futebol feminino 

O Mundial 2023 conquistou os portugueses tendo sido visto por cerca de 1,3 milhões de patriotas e, desde então, os estádios ficam cada vez mais compostos para ver a seleção feminina e atingem regularmente recordes de assistência. 

A Liga Feminina também ganhou mais adeptos e tornou-se um assunto regular nas redes sociais e em vários canais da televisão portuguesa. Os programas em torno do futebol feminino também são cada vez mais e projetam a atleta portuguesa de forma mais rápida. 

Cada vez mais adeptos no futebol jogado por mulheres
Cada vez mais adeptos no futebol jogado por mulheresSC Braga

Ainda há muito caminho a fazer para conquistar os adeptos de futebol mais céticos à modalidade no feminino. Contudo, o caminho faz-se caminhando. 

Um patrocinador de peso para a Liga

Recentemente, a Federação Portuguesa de Futebol anunciou a empresa/marca líder mundial em pagamentos digitais como o novo patrocinador da Liga e também parceira da Festa de Futebol Feminino. 

Esta parceria foi anunciada com a jogadora Kika Nazareth, uma das jogadoras que ganhou destaque no Mundial, que é uma das 170 atletas que a marca patrocina em termos mundiais.

Não são conhecidos os valores que este patrocínio traz diretamente à Liga, mas é certo que será uma das formas de valorizar a nossa Liga e de a colocar num patamar superior em termos de visibilidade e desenvolvimento. 

FPF anunciou parceria a VISA
FPF anunciou parceria a VISAFPF

Ainda faltam cerca de três meses para terminarem todas as competições em Portugal, mas o “verdadeiro” futebol começa agora, tal como disse a jogadora do Benfica, Kika Nazareth, numa entrevista recente. As fases finais de todas as competições entram agora no calendário e a procura de atingir os objetivos o quanto antes aumenta a competitividade dos jogos. 

Hoje, estamos mais próximos de novos feitos do que ontem e esse é o detalhe mais bonito de todo este ano.  

Espaço de opinião de Joana Oliveira
Espaço de opinião de Joana OliveiraFlashscore