Opinião: Os nomes e os clubes do mercado de inverno na liga feminina

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Opinião: Os nomes e os clubes do mercado de inverno na liga feminina

Kika Nazareth em destaque na liga portuguesa
Kika Nazareth em destaque na liga portuguesaReuters
O futebol praticado por mulheres tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. O Campeonato do Mundo de 2023 veio reforçar essa trajetória ascendente, com o interesse do público a ser cada vez maior. O Flashscore não passa indiferente ao movimento e passa a contar com a treinadora Joana Oliveira para abordar os assuntos mais prementes da modalidade, sempre com o foco muito virado para a Liga Feminina.

1- Ana Dias

Ana Dias terminou ligação ao Zenit
Ana Dias terminou ligação ao ZenitFPF

A saída do Zenit já era dada como praticamente certa, mas tornou-se oficial esta semana depois de o emblema ruso e a atleta terem partilhado nas redes sociais um fim de uma relação de muitos golos, sucessos coletivos e individuais para aquela que foi considerada a melhor jogadora do campeonato russo esta época. 

Não é de estranhar que existam muitos clubes interessados na avançada portuguesa, inclusive os portugueses. Em Portugal, só o Benfica terá capacidade para satisfazer os números salariais da internacional portuguesa, mas há clubes da liga inglesa, suíça e americana interessados na sua contratação

2- Kika Nazareth

Kika tem sido um dos destaques
Kika tem sido um dos destaquesFlashscore

A jogadora mais carismática de Portugal tem estado nos holofotes do futebol europeu. As suas exibições na liga portuguesa já nos deixam de queixo caído, mas o que a número 10 do Benfica tem feito na Liga dos Campeões (WCL) tem deixado os principais clube da Europa em alerta. 

Todos sabemos que o percurso do Benfica na WCL está muito perto de se tornar histórico, assim como uma possível venda de Kika Nazareth.

Na possibilidade da equipa das águias se qualificarem ainda em janeiro, será possível a saída da goleadora portuguesa? 

3- Famalicão 

Famalicão passa por reestruturação
Famalicão passa por reestruturaçãoFC Famalicão

A saída de Miguel Santos do comando técnico do clube famalicense não surpreendeu, a sequência de resultados negativos não beneficiaram o treinador que foi o principal responsável nas contratações para a época 2023/2024. 

Após o anúncio do novo treinador, Rui Batista, as redes sociais pararam com a publicação de agradecimento e comunicação do término de ligação com as jogadoras Vanessa Marques, Érica Bispo e Alexis Smith. As três jogadoras jogaram regularmente nesta meia época. 

4- Racing Power FC 

Racing Power procura reforços neste mercado
Racing Power procura reforços neste mercadoRacing Power FC

O anúncio da saída de Sara Lemos e Bárbara Marques ainda antes de dezembro já previa uma mudança impactante na equipa. A abrir o mês de janeiro, foram comunicadas através das redes sociais as saídas de Neuza Bezugo, Solange Carvalhas, McDaniel e Carolina Pocinho

Das quatro jogadoras, apenas Carolina Pocinho não era aposta de João Marques, desde o início da época que a central foi perdendo espaço nas escolhas do treinador. 

Há saídas, mas também há entradas. O clube da margem sul do rio Tejo aproveitou as mexidas do Famalicão e agarrou Érica Bispo e Vanessa Marques. Em sentido oposto, Neuza Bezugo e Carolina Pocinho já foram oficializadas em Famalicão.

Sara Lemos já jogou e marcou no Clube Albergaria e a Bárbara Marques regressou ao seu anterior clube, Vitória SC.  Solange Carvalhas foi anunciada no Damaiense. 

5- Länk Vilaverdense 

Muitas dúvidas sobre o futuro do Länk
Muitas dúvidas sobre o futuro do LänkLänk Vilaverdense

Será que há futuro para o clube? Há rumores de que o clube não paga às atletas há mais de três meses, tendo atletas anunciado que estarão de saída e à procura de novo clube.  

Aguardamos o que se irá suceder, mas esta novela nunca teve próxima de um final feliz. 

6- Muitas perguntas: 

Deixamos um “cheirinho” de saídas garantidas do Clube Albergaria e entradas também, será que a preparação para esta segunda fase da época pode salvar o clube de Aveiro? 

E o Valadares Gaia? Depois de uma entrada surpreendente no campeonato e da boa gestão do plantel do treinador Zé Nando, será que os últimos resultados podem motivar saídas? 

Em Ourém já houve anúncios de saídas e sabe-se das dificuldades do clube em contratar. O abrir do ano 2024 não foi positivo com a derrota mais pesada da época, o que fará o clube para dar a volta? 

Não percam os próximos episódios, porque nós também não!

Espaço de opinião de Joana Oliveira
Espaço de opinião de Joana OliveiraFlashscore