A oportunidade de Musiala brilhar em Madrid

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A oportunidade de Musiala brilhar em Madrid

Musiala no jogo contra o Arsenal
Musiala no jogo contra o ArsenalODD ANDERSEN/AFP
Para encontrar um golo nas fases a eliminar da Liga dos Campeões no currículo de Jamal Musiala, é preciso recuar ao dia 23 de fevereiro de 2021, quando ele era apenas uma promessa.

Siga as principais incidências da partida

Na verdade, foi o único golo que marcou nessa fase da competição mais prestigiada do continente. Os seus outros três golos foram marcados na fase de grupos. Estatisticamente, a Liga dos Campeões não é uma competição em que Jamal Musiala consiga brilhar ao nível de outras estrelas.

Na época passada, foi particularmente brilhante na Bundesliga, mas na Liga dos Campeões nunca conseguiu levar o Bayern de Munique ao colo. Isso não significa que ele não possa assumir essa responsabilidade, mas quando se trata do toque final, ele simplesmente não está lá para o fazer. Por isso, se há uma altura em que pode deixar uma boa impressão, é numa meia-final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid. Porque, digam o que disserem, o internacional alemão tem responsabilidades na sua posição. Sim, ele é jovem, tem apenas 21 anos, mas já provou que tem as características de um futuro grande jogador.

E todos os grandes jogadores da história deram inevitavelmente a volta à sua sorte ajudando as suas equipas a ganhar jogos como este.

Agora ou nunca?

Na partida de longa distância que o colocará frente a frente com um certo Jude Bellingham, Jamal Musiala, infelizmente, não se tem saído muito melhor esta temporada. O camisola 5 do Real Madrid tem sido muito mais influente na frente da baliza e isso deve contar na avaliação geral de observadores e adeptos. Agora que a época está a chegar ao fim, é evidente que Bellingham é um dos melhores para 2023/24. Musiala não o é.

Os números de Musiala
Os números de MusialaFlashscore

É certo que não foi poupado a lesões, e isso pesa na balança, mas os factos são claros. Este jogo contra o Real Madrid, tal como contra a sua equipa, é a oportunidade ideal para brilhar na cena mundial. E para um jogador do seu calibre, que está destinado a ser o líder técnico do Bayern por muitos anos, é uma obrigação.

A força de vontade não é tudo, pois Musiala claramente não está no seu melhor momento, apesar de algumas atuações honrosas nos relvados da Bundesliga. Mas não é menos impressionante do que na temporada passada, quando às vezes era possível senti-lo a voar pelo campo. Lesionado e recuperado desde o apuramento contra o Arsenal, o jogador de Estugarda tem a data marcada no calendário há vários dias.

"Em geral, Jamal é uma pessoa calma. Ainda é muito jovem, mas já disputou vários jogos. Também está a ganhar maturidade fora do campo. Quando começou a treinar connosco, dava a impressão de ser ainda um rapazinho. Agora podemos ver claramente que ele se tornou um homem e progrediu fora do campo", disse Joshua Kimmich na segunda-feira.

Siga o relato no site ou na app
Siga o relato no site ou na appFlashscore

O que é que podemos esperar dele a seguir? Um momento de graça? Provavelmente, a não ser que Thomas Tuchel consiga criar o plano de jogo necessário para que o seu camisola 42 assuma o comando.

É provável que Musiala volte a ter muita liberdade em campo e talvez seja essa a instrução dada: tentar desestabilizar a defesa do Real Madrid, abrindo o máximo possível para esticar o bloco e encontrar espaço. O bávaro é capaz de levantar a Allianz Arena numa fração de segundo com a sua habilidade com a bola e a sua finalização notável.

No entanto, ele não conseguiu estabelecer nenhuma referência nesta temporada em grandes torneios, em grande parte devido ao facto de Harry Kane estar no centro das atenções. Mas esta terça-feira, talvez Jamal Musiala consiga uma reviravolta na sua temporada - e na do Bayern.