O mais jovem goleador francês de sempre na Liga dos Campeões é agora George Ilenikhena

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O mais jovem goleador francês de sempre na Liga dos Campeões é agora George Ilenikhena
George Ilenikhena no festejo do golo diante do Barcelona
George Ilenikhena no festejo do golo diante do BarcelonaAFP
O prodígio do Paris Saint-Germain, Warren Zaïre-Emery, que empatou o jogo de quarta-feira com o Borussia Dortmund (1-1), foi o mais jovem goleador de sempre da França na Liga dos Campeões durante cerca de 30 minutos, até ao golo de George Ilenikhena sobre o Barcelona (3-2), em Antuérpia.

Aos 17 anos e 280 dias, Zaire-Emery brilhou contra o Borussia Dortmund e marcou o golo que classificou o Paris Saint-Germain para os oitavos de final. O golo também estabeleceu um novo recorde de precocidade - mais velho do que ele próprio, aliás - ao destronar Karim Benzema.

A 6 de dezembro de 2005, com 17 anos e 352 dias, o vencedor da Bola de Ouro marcou o primeiro dos seus 48 golos na Liga dos Campeões, quando o Lyon derrotou o Rosenborg da Noruega, por 2-1, no Stade de Gerland.

Foi um recorde que se manteve durante mais de 18 anos, marcando o início de um caso de amor entre "KB9" e a Liga dos Campeões, que o francês conquistou cinco vezes com o Real Madrid.

Embora Warren Zaire-Emery possa sonhar com um destino dourado semelhante, só terá conservado o estatuto de mais jovem goleador francês da Liga dos Campeões durante cerca de 30 minutos: em Antuérpia, o franco-nigeriano George Ilenikhena, que tinha entrado em campo dez minutos antes, marcou o golo da vitória do seu clube belga (3-2) nos descontos (90+2), com 17 anos e 119 dias.

Os números de George Ilenikhena
Os números de George IlenikhenaFlashscore

Nascido em Lagos, mas formado nos subúrbios parisienses de Antony, Ilenikhena, que nunca foi convocado por nenhum dos seus dois países, está no campeão belga desde o verão, depois de ter jogado no Amiens, da Ligue 2 francesa, na época passada. Como avançado, marcou dois golos em 17 jogos disputados.

A 10 de janeiro, contra o Bordéus, estabeleceu um novo recorde ao tornar-se, com 16 anos e 4 meses, o mais jovem goleador da história da Ligue 2. Na altura, ultrapassou o antigo jogador do AC Ajaccio, Taïryk Arconte, que atualmente joga no Rodez.

O seu golo contra o Barcelona, na quarta-feira, não impediu o Antuérpia de terminar no último lugar do seu grupo da Liga dos Campeões. No entanto, ao substituir Karim Benzema e Warren Zaïre-Emery, George Ilenikhena já entrou para a história.