Os fiascos de Xavi na Europa que condenaram o seu processo como treinador do Barcelona

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Os fiascos de Xavi na Europa que condenaram o seu processo como treinador do Barcelona
Xavi com vida difícil na reta final da sua etapa em Barcelona
Xavi com vida difícil na reta final da sua etapa em BarcelonaProfimedia
Manchester United, PSG, Eintratch Frankfurt, Bayern e Benfica deram problemas ao Barça, que na passada terça-feira foi eliminado da Liga dos Campeões.

Recorde as incidências da partida

Fim difícil para Xavi Hernández como treinador do Barcelona. As esperanças de continuação do mandato do campeão do mundo estavam centradas na Liga dos Campeões: um bom resultado aumentava as hipóteses de mudar a sua decisão. Um fracasso, como o que se verificou em Montjuïc, elimina qualquer possibilidade de prolongar uma ligação que terminará no final da época.

Xavi tem acumulado péssimos resultados na Liga dos Campeões. Estes são os golpes que o antigo capitão do Barcelona recebeu como treinador na Europa.

Eliminação na fase de grupos

A sua equipa do Barcelona foi eliminada da fase de grupos da Liga dos Campeões em duas ocasiões. Na primeira, foi eliminado pelo Bayern em Munique, com os alemães a vencerem por 2-0 e a passarem juntamente com o Benfica à fase seguinte da competição. Em 2022/23, com jogadores como Lewandowski, Koundé, Pedri, Gavi e companhia, a equipa catalã voltou a ficar de fora na primeira ronda, após um empate 3-3 com o Inter, com um erro memorável de Piqué, e uma derrota por 3-0 com o Bayern.

Derrotas na Liga Europa

A eliminação da Liga dos Campeões abriu ao Barça a possibilidade de disputar a Liga Europa. A ambição da direção era vencer a competição. No entanto, o Eintracht conseguiu impedir a equipa de Xavi, eliminando-a no Camp Nou com uma vitória convincente por 2-3. Os alemães venceram a Liga Europa. Na temporada seguinte, foi o Manchester United que derrotou os culés. Os red devils venceram por 2-1 em Old Trafford, após um empate a 2-2 em Camp Nou, e passaram à fase seguinte com uma grande exibição de Garnacho.

Uns quartos, o melhor resultado

O melhor resultado de Xavi Hernández como treinador numa campanha da Liga dos Campeões foi nos quartos de final desta época. Em Paris, o Barcelona fez uma exibição, anulando Mbappé e limitando o poder ofensivo da equipa da casa. Em Montjuïc, a versão "olímpica" do Barça caiu depois de uma expulsão infantil de Araujo que afetou o desenrolar da eliminatória. O PSG conseguiu uma vitória convincente por 4-1 que deixou os espanhóis com o coração pesado antes do clássico.