Sadio Mané, de herói do povo a Mr. Hyde numa radical mudança de personalidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sadio Mané, de herói do povo a Mr. Hyde numa radical mudança de personalidade

Sadio Mané aquece durante um jogo do Bayern de Munique.
Sadio Mané aquece durante um jogo do Bayern de Munique.AFP
Sadio Mané é um daqueles desportistas que são sempre usados como exemplo de profissionalismo e humildade: não se exibe, doa dinheiro a causas importantes e está habituado ter uma vida pessoal fora dos holofotes. Porém, nos últimos meses, transformou-se numa espécie de Mr. Hyde, revelando o seu pior lado. Tanto assim é que o Bayern está mesmo a considerar mandá-lo embora.

O papel de suplente, que alterna com alguns jogos a titular, parece não estar a cair bem a Sadio Mané. Assinou pelo Bayern de Munique, deixando para trás um papel de protagonista no Liverpool e com a esperança de o ganhar na Alemanha. Infelizmente, o tempo e as lesões mergulharam-no numa realidade muito diferente.

A falta de tempo de jogo fez desaparecer o senegalês num buraco que transformou radicalmente a sua personalidade. Passou de manter um perfil baixo e silencioso para estar no centro de todas as controvérsias. A primeira acabou com Julian Nagelsmann a deixar o clube, depois de o jogador o ter questionado diante de todo o balneário.

Agora, o veloz avançado volta a ser protagonista por ter dado um murro ao companheiro de equipa Leroy Sané, no final da derrota por 3-0 diante do Manchester City, nos quartos de final da Liga dos Capeões. O fraco desempenho coletivo e ter jogado apenas 22 minutos enfureceu Mané ao ponto de agredir o alemão.

Segundo a Sky, a postura do clube de Munique neste conflito é muito diferente da tomada no confronto com o antigo treinador. A partir dos escritórios já se começa a procurar uma saída para o africano e é cada vez mais complicado que cumpra o contrato no emblema germânico, até 2025.

É muito difícil saber o que se passa na cabeça do ex-jogador do Liverpool neste momento. É surpreendente que um herói para muitos adeptos esteja agora fora de controlo. A verdade é que o final do ano 2022 e o início de 2023 não têm sido fáceis. Falhou o Campeonato do Mundo no Catar com o Senegal, o que foi um grande revés. Além disso, não tem sido relevante nos eventos importantes do clube, algo difícil de assimilar para um jogador da sua estatura.

O Bayern tem tratado o assunto da forma mais discreta possível. Sadio já terá pedido desculpa a Sané e terá de fazer o mesmo com o resto do plantel. Da mesma forma, continuam a trabalhar em chegar a um acordo para o castigo a ser imposto depois dos acontecimentos após o apito final do jogo com o City... Uma suspensão está em cima da mesa.