Mais

Bérgamo e Roma querem que a Atalanta se torne o 10.º clube italiano a conquistar a Europa

Jogadores da Atalanta festejam a qualificação para a Liga dos Campeões depois de vencerem o Lecce
Jogadores da Atalanta festejam a qualificação para a Liga dos Campeões depois de vencerem o LecceAFP
Se a Atalanta vencer o Bayer Leverkusen na final da Liga Europa, pela primeira vez na história um país terá seis representantes na Liga dos Campeões. A Roma, sexta classificada na Série A, irá juntar-se a Inter Milão, AC Milan, Bolonha, Juventus e Atalanta na próxima edição da principal competição de clubes da Europa.

A Roma, que perdeu nas meias-finais da Liga Europa com o Bayer Leverkusen, será assim um dos principais interessados em trazer a segunda competição continental para Itália.

O projeto de Friedkin, com Lukaku, Dybala e companhia, poderá ganhar um novo impulso se a equipa chegar à Liga dos Campeões. Além disso, há três espanhóis no plantel giallorossa: Angeliño, Diego Llorente e Dean Huijsen.

A Atalanta, que acabou de perder a final da Taça de Itália com a Juventus, por 0-1, vai em busca do seu primeiro título continental, atrás apenas da Taça de 1962/1963.

A equipa de Bérgamo contará com o potencial de De Ketelaere, Lookman e Scamacca no ataque, além de Koopmeiners, para tentar vencer um Leverkusen invicto, que está a fazer história pela primeira vez esta temporada.

Nove italianos conquistaram títulos

O futebol italiano escreveu grandes páginas na história do desporto, tanto ao nível de seleções (quatro Campeonatos do Mundo e dois Campeonatos Europeus) como de clubes.

De facto, até hoje, nove clubes italianos foram coroados campeões nas competições europeias. A Atalanta quer juntar-se a um grupo seleto que inclui o AC Milan (sete Ligas dos Campeões e duas Taças dos Vencedores das Taças), o Inter Milão (três Ligas dos Campeões e três Taças UEFA), a Juventus (duas Ligas dos Campeões, três Taças UEFA e uma Taça dos Vencedores das Taças), o Parma (duas Taças UEFA e duas Taças dos Vencedores das Taças), Nápoles (uma Taça UEFA), Roma (uma Taça das Feiras e uma Liga Conferência), Fiorentina (uma Taça dos Vencedores das Taças), Sampdoria (uma Taça dos Vencedores das Taças) e Lazio (uma Taça dos Vencedores das Taças).

Siga a final da Liga Europa no Flashscore