Liga Europa: Carvalhal goleia na estreia com bis de Podence (5-2), Bétis cai com Rangers (2-3)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Europa: Carvalhal goleia na estreia com bis de Podence (5-2), Bétis cai com Rangers (2-3)

Liga Europa: Carvalhal goleia na estreia com bis de Podence (5-2), Bétis cai com Rangers (2-3)
Liga Europa: Carvalhal goleia na estreia com bis de Podence (5-2), Bétis cai com Rangers (2-3)Profimedia
Na estreia como treinador do Olympiacos, Carlos Carvalhal garantiu a segunda vitória do conjunto helénico na Liga Europa; Bétis derrotado em casa e caiu para o terceiro posto, sendo agora obrigado a disputar o play-off da Liga Europa; Brighton vence Marselha e rouba primeiro lugar; Ajax vence AEK e sobe a terceiro; Atalanta goleia o campeão da Polónia.

Olympiacos 5-2 TSC Backa Topola

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

As duas equipas entraram em campo sabendo que era uma disputa direta por um lugar no play-off da fase a eliminar da Liga Conferência, o que pode explicar o início cauteloso do jogo. O Olympiacos abriu o marcador com um cruzamento perfeito do lateral Rodinei para Ayoub El Kaabi, que cabeceou para o golo dentro da área. A equipa da casa pensou que tinha duplicado a vantagem quando El Kaabi cabeceou para o golo de Konstantinos Fortounis, mas o marroquino estava em fora de jogo. No entanto, o Olympiacos chegou ao segundo golo cinco minutos antes do intervalo, por intermédio de Daniel Podence, que mostrou um jogo de pés fantástico antes de rematar de forma magistral ao ângulo superior. A equipa da casa não parou por aí e chegou ao terceiro golo antes do intervalo, com Podence a enganar o defesa e a bisar.

Um início agitado da segunda parte viu o Olympiacos marcar o quarto golo logo após o intervalo, com o cabeceamento de Panagiotis Retsos de um canto a bater na trave antes de ressaltar nas costas de Veljko Ilić. Os visitantes restauraram um vislumbre de esperança pouco depois, empatando quando Ifet Djakovac apanhou a defesa do Olympiacos na sua própria área antes de finalizar com calma.

A tarefa do TSC tornou-se ainda mais difícil com uma hora jogada, quando foram reduzidos a 10 homens depois de Nikola Kuveljić ter recebido um segundo amarelo por uma má entrada sobre Fortounis. Isso não pareceu afetar o espírito do TSC, agarrando outro consolo quando Aleksandar Ćirković rompeu na área para marcar um delicioso chip sobre Alexandros Paschalakis. O Olympiacos restaurou a sua vantagem de três golos com pouco mais de 20 minutos para jogar, quando o substituto Youssef El Arabi dirigiu o passe de Fortounis para lá do guarda-redes. O Olympiacos venceu o jogo e ficou com o terceiro lugar do Grupo A, que dá acesso ao play-off da Liga Conferência. Por seu turno, o TSC terminou no último lugar do grupo, não tendo conseguido vencer nenhum dos seis jogos da fase de grupos.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Bétis 2-3 Rangers

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

À entrada para este jogo, apenas dois de Bétis, Rangers e Sparta Praga, que defrontavam o Aris Limassol no outro jogo do grupo, se qualificariam para a fase a eliminar da Liga Europa. Em 11 minutos, o clube checo já vencia por 2-0, garantindo uma das vagas e tornando o confronto no Estádio Benito Villamarín numa final.

O anfitrião Bétis estava em melhor posição antes do pontapé de saída, sabendo que um empate o faria avançar independentemente do resultado do Sparta, mas foram os visitantes que impressionaram desde o início, ao assumirem a liderança nos primeiros 10 minutos. O melhor marcador do Gers, Abdallah Sima, marcou pela 14.ª vez esta época ao rematar rasteiro para o fundo das redes de Rui Silva. Mas a vantagem não durou muito tempo, pois o lateral-esquerdo Juan Miranda empatou pouco depois, com um remate de primeira que ultrapassou Jack Butland.

A partida estava a tornar-se num jogo sem fôlego e, em poucos minutos, o Bétis esteve por duas vezes perto de conseguir a reviravolta. Primeiro, Héctor Bellerín teve espaço na área e viu a sua tentativa ser afastada por Butland, antes de Andrés Guardado acertar na trave com um remate de longe. No entanto, antes dos 20 minutos, o Rangers restabeleceu a vantagem, com Cyril Dessers a bater Marc Roca por cima e a rematar por entre as pernas de Silva. Depois de uma ligeira acalmia, os Verdiblancos voltaram a empatar a partida, com Ayoze Pérez a rematar de primeira para o fundo das redes.

Após o intervalo, o Betis estava por cima e teve várias oportunidades para passar para a frente. Primeiro, acertaram na trave pela segunda vez no jogo, com um cabeceamento de Assane Diao a embater no travessão, antes de Butland fazer uma defesa crucial para evitar que a bola batesse em Roca e entrasse na baliza. Borja Iglesias rematou por cima e, quando Ayoze Pérez acabou por empurrar a bola para a baliza, fê-lo com a mão, o que levou a que o golo fosse anulado.

Incrivelmente, e apesar de ter oferecido pouco perigo ofensivo após o intervalo, o Rangers assumiu a liderança pela terceira vez a meio da primeira parte. O substituto Kemar Roofe foi o autor do golo, rematando para o fundo da baliza depois de a bola lhe ter caído fortuitamente nos pés. A equipa de Manuel Pellegrini procurou o golo que lhe daria a vitória, mas os comandados de Philippe Clement mantiveram-se firmes e garantiram os três pontos. A equipa continua invicta sob o comando do francês e pode agora esperar por um jogo dos oitavos de final no próximo ano. O Bétis, por sua vez, caiu para a Liga Conferência e deve estar a perguntar-se como foi o segundo colocado neste confronto.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Brighton 1-0 Marselha

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com apenas uma vitória a garantir a passagem do Brighton aos oitavos de final da Liga Europa e a passagem do Marselha à fase de play-off, os Seagulls começaram por cima. Simon Adingra fez o primeiro remate à baliza, mas foi para esquecer, que acertou em Pau López. O Marselha chegou a acertar o travessão de Jason Steele aos 25 minutos, quando o tiro de longe de Jonathan Clauss desviou em Pascal Groß.

Por vezes, a primeira parte foi simplesmente de sentido único, com Adingra a ser um fio condutor incansável ao lado de João Pedro, que tinha marcado o golo inaugural nas suas duas anteriores participações em jogos europeus. A determinação de Adingra em aumentar esse recorde era evidente, mas ele era bem controlado a cada jogada. Enquanto isso, o herói mais provável do Marselha era Clauss, que quase conseguiu encontrar um homem de laranja e preto com uma longa bola diagonal para a área.

O intervalo não fez nada para interromper o fluxo de jogo, e uma grande corrida de João Pedro deu vida ao segundo ato, assim como um remate de Billy Gilmour que foi bem defendido por López. Kaoru Mitoma também estava a mostrar-se uma influência crescente e, pouco antes da hora marcada, iniciou uma impressionante corrida individual para alimentar Adingra, mas o costa-marfinense só conseguiu rematar por cima. O Marselha foi então para o outro lado e Amine Harit disparou um remate rasteiro em direção à baliza do Brighton, que viu a bola embater no poste e provocar um momento de pânico.

Aos 75 minutos, o técnico De Zerbi colocou Evan Ferguson no lugar do esforçado Adingra. As bancadas do AMEX Stadium ficaram animadas, mas o Olympique de Marselha continuou a pressionar. Contudo, o Brighton finalmente encontrou o caminho das linhas a três minutos do fim do tempo regulamentar, quando Pascal Groß fez um passe rápido para João Pedro, que disparou para o canto superior esquerdo para provocar a confusão - uma festa que durou muito além do apito final, já que a era de ouro do Brighton continuou com uma dramática nota de vitória.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Ajax 3-1 AEK Atenas

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Precisando apenas de um empate para garantir a vaga no play-off da Liga Conferência, o AEK não podia permitir que um Ajax em ascensão se adiantasse no marcador. Mas foi exatamente isso que aconteceu, pois nos primeiros cinco minutos os donos da casa saíram na frente. O guarda-redes do AEK, Georgios Athanasiadis, falhou de forma espetacular a defesa de um canto, não conseguindo afastar o perigo e permitindo que Chuba Akpom rematasse para a baliza vazia. A fragilidade do Ajax, porém, fez com que a vantagem não durasse muito tempo. O empate também veio de uma bola parada: Niclas Eliasson cobrou falta da direita e Levi García cabeceou no ângulo.

Os gregos estavam agora em vantagem, e só a mão estendida de Diant Ramaj impediu Steven Zuber de dar a vitória à Águia Gigante. O Ajax, por sua vez, voltou a marcar com Kenneth Taylor, que, depois de receber um passe de Jorrel Hato, rematou para o fundo da baliza.

Arjany Martha, que entrou ao intervalo, roubou a posse de bola a Nordin Amrabat dentro do seu próprio campo e fez entrar Akpom, que rematou por entre as pernas de Athanasiadis, responsável pelo segundo golo do Ajax na noite. O inglês, que estava à procura de um "hat-trick", desperdiçou duas oportunidades para marcar o seu terceiro golo: rematou diretamente contra Athanasiadis, depois de este ter evitado o fora de jogo, e acertou com o ressalto na trave.

A partir daí, o AEK não deu sinais de melhorar o seu desempenho, parecendo resignado ao seu destino de sair da Europa ao terminar no último lugar do seu grupo da Liga Europa. O Ajax continuou a registar 100% de derrotas fora dos Países Baixos e conseguiu apenas a segunda vitória nos seus últimos nove jogos europeus em casa, garantindo assim o seu lugar no play-off da Liga Conferência.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Rakow 0-4 Atalanta

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A equipa de reservas que Gian Piero Gasperini colocou em campo adiantou-se no marcador aos 14 minutos, quando Aleksei Miranchuk apanhou Vladyslav Kochergin em posse de bola e encontrou Luis Muriel, que cortou a marcação e bateu rasteiro Vladan Kovačević para aumentar a sua vantagem como melhor marcador da Atalanta no grupo. A meio da primeira parte, os visitantes duplicaram a vantagem quando, no meio de uma confusão na baliza após um canto, a bola sobrou para Giovanni Bonfanti, cujo remate de seis metros desviou no poste e entrou para o seu primeiro golo profissional.

O Raków teve a oportunidade de responder de imediato através de Łukasz Zwoliński, mas não conseguiu converter o cruzamento de Srđan Plavšić com a baliza escancarada. John Yeboah disparou por pouco nos descontos da primeira parte para o Raków, que estava a ver as suas esperanças de melhorar o resultado do Sturm Graz contra o Sporting para ficar com o lugar no play-off da Liga Conferência a desvanecerem-se.

Nos primeiros minutos após o intervalo, a Atalanta devia ter feito o terceiro golo, mas Muriel rematou para fora, depois de ter ficado à frente do guarda-redes. Os polacos finalmente tiveram um período de domínio após a marca da hora, quando o esforço de Lukasz Zwolinski precisou de um bloqueio vital de Mario Pašalić, antes de Zwoliński e Adnan Kovačević terem chegado muito perto com cabeceamentos - o último batendo na trave. A equipa da casa foi obrigada a pagar por desperdiçar essas oportunidades aos 73 minutos, quando Emil Holm correu pela ala antes de fazer um cruzamento rasteiro delicioso para Muriel, que teve sorte com um ricochete para adicionar um terceiro e colocar um ponto final no resultado.

O quarto golo chegou já nos descontos, quando Tomasso De Nipoti fez a ligação com Charles De Ketelaere e o belga rematou para o fundo da baliza. A Atalanta, que chegou aos quartos de final em 2022, é uma das três únicas equipas ainda invictas na competição. A derrota do Sturm Graz por 3-0 frente ao Sporting significa o fim da campanha europeia para o campeão polaco da Ekstraklasa.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Aris 1-3 Sparta PragaWest Ham 2-0 Friburgo