Liga Europa: Empate e lamentações para o Marselha na receção à Atalanta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Europa: Empate e lamentações para o Marselha na receção à Atalanta

Chancel Mbemba marcou um grande golo pelo Marselha
Chancel Mbemba marcou um grande golo pelo MarselhaOpta by Stats Perform/AFP
Apesar de ter sofrido o primeiro golo, o Marselha conseguiu recuperar e dominar o jogo, mas não conseguiu impor o seu jogo, e este empate é algo lamentável antes da partida da segunda mão, em Bergamo, na próxima quinta-feira.

Marselha 1-1 Atalanta

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Naquele que era o seu último jogo europeu em casa, o Marselha queria deixar a sua marca. Na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, os Phocéens queriam ganhar vantagem antes de se deslocarem ao terrano da Atalanta na próxima quinta-feira. Mas a tarefa não seria fácil, já que os italianos estavam eufóricos após eliminarem o Liverpool na fase anterior.

Mesmo assim, diante de um Velódrome lotado, o Marselha tentou fazer o jogo andar desde o início. Movimentação, profundidade e um grande desafio físico foram enfrentados pela equipa italiana. O Marselha parecia controlar o jogo, mas isso não passou de uma ilusão, pois cometeu um terrível lapso defensivo que permitiu a Teun Koopmeiners encontrar Gianluca Scamacca, sozinho na área, que disparou para bater Pau Lopez (11').

O golo não desanimou o Marselha, que voltou ao ataque e não tardou a assustar, com Sead Kolasinac a salvar uma bola de golo de Pierre-Emerick Aubameyang após um bom cruzamento de Luís Henrique (16'). O antigo jogador do Marselha, que se lesionou durante a ação, não demorou a sair da baliza, criando uma confusão defensiva que a equipa da casa aproveitou quando Chancel Mbemba recuperou um canto para disparar um remate maravilhoso e inesperado que embateu no poste e fez estalar as redes italianas (20').

Este foi o pontapé de saída para o jogo, que se transformou numa batalha estratégica. O Marselha tinha evitado o afogamento, mas já não era muito perigoso, passando por um primeiro período de fraqueza. Koopmeiners, o melhor jogador dos visitantes, causou estragos na defesa e testou Lopez com um belo remate (31'). O Marselha tentou reagir através do bom trabalho de Amine Harit, mas apesar de algumas situações de perigo, não houve oportunidades reais.

Até aos 42 minutos, quando Harit conduziu na perfeição um contra-ataque relâmpago, mas Aubameyang rematou com demasiada força, numa altura em que se abria a oportunidade de ganhar vantagem. Ao intervalo, o empate 1-1 tinha claramente um sabor a inacabado. Aubameyang abriu as hostes no Vélodrome com uma bela ocasião logo após o intervalo, e Koopmeiners não demorou a fazer o mesmo. O Marselha sentiu o cheiro de uma eliminatória.

O Marselha tentou fazer a jogada seguinte, pressionando e cobrando cada vez mais cantos, Mbemba falhou completamente o cabeceamento de um deles, depois de Musso ter deixado a sua baliza (55'). Um remate por cima de Kongodbia depois, o Marselha parecia ter o jogo na mão. A Atalanta estava em desvantagem e, à exceção de uma boa oportunidade do recém-contratado Ademola Lookman, aos 15 minutos, já não ameaçava.

Só faltava ao Marselha marcar. E foi o que quase aconteceu, quando Luís Henrique lançou Aubameyang, que chocou com Musso, mas Ismaïla Sarr seguiu bem para fazer o golo, enquanto o árbitro levantava a bandeira (65'). O Marselha continuou a aumentar o sofrimento, no entanto, quando Azzedine Ounahi, que tinha acabado de entrar em campo, enviou um remate por cima da barra com Musso batido (73').

Um minuto depois, o guarda-redes visitante quase foi ao chão quando Faris Moumbagna lhe roubou a bola dos pés, mas fez uma bela defesa. Os olímpicos começavam a sentir o aperto, mas não se deixaram abater. O desgaste começou a aparecer, e era difícil ver o Marselha forçar uma decisão enquanto a Atalanta se reagrupava bem para garantir o empate.

A Atalanta chegou mesmo a estar perto de voltar a mexer no marcador, quando um remate forte de Aleksey Miranchuk abalou Pau Lopez. O resultado foi um empate 1-1. O Olympique de Marselha, que dominou o jogo e voltou a estar em desvantagem no marcador, não conseguiu vencer, mas na próxima quinta-feira, em Bérgamo, terá de dar tudo por tudo para voltar a disputar a final da Liga Europa, seis anos depois.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform