Portimonense quer evitar queda na Liga, AVS procura inédita subida à elite

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Portimonense quer evitar queda na Liga, AVS procura inédita subida à elite

Portimonense vai lutar pela manutenção no play-off
Portimonense vai lutar pela manutenção no play-offLUSA
Portimonense e AVS começam a defrontar-se no sábado no play-off de acesso à Liga de futebol 2024/25, com os algarvios a tentarem escapar à primeira despromoção em sete épocas, enquanto os avenses visam uma inédita subida.

Acompanhe as incidências da partida

Tal como nas derradeiras três temporadas, que proporcionaram outros tantos êxitos dos representantes da Liga 2, a 18.ª e última vaga da próxima edição do escalão principal vai ser conhecida com recurso a uma eliminatória a duas mãos, que arranca no sábado, em Portimão, a partir das 19:45, horário do segundo jogo, em 02 de junho, na Vila das Aves.

Se o Portimonense acede ao play-off na condição de 16.º e antepenúltimo colocado da Liga 2023/24, o AVS terminou o escalão secundário na terceira posição, cenário que já vigorava antes da 34.ª e última jornada de cada prova e foi confirmado com dramatismo.

Portimonense terminou Liga no 16.º lugar
Portimonense terminou Liga no 16.º lugarFlashscore

Os alvinegros impuseram-se na visita ao vizinho Farense (3-1) e passaram a somar os mesmos 32 pontos do Boavista, 15.º, que capitalizou uma grande penalidade convertida por Miguel Reisinho, aos 90+11 minutos, para empatar na receção ao já despromovido Vizela (2-2) e assegurar a manutenção na elite, em função da melhor diferença de golos.

Já o AVS terminou a Liga 2 com uma derrota caseira frente ao Tondela (0-1) e somou 64 pontos, fasquia igualada pelo Marítimo, quarto, que empatou em Viseu com o Académico (2-2) e falhou o play-off, já que tinha desvantagem no confronto direto com os nortenhos.

O Portimonense tenta evitar a primeira descida desde 2016/17, época na qual se sagrou campeão da Liga 2 - já tinha arrebatado a então denominada II Divisão em 1978/79 -, ao passo que o AVS almeja subir logo na sua campanha de estreia com a atual designação.

Acompanhe o relato no site ou na app
Acompanhe o relato no site ou na appFlashscore

Perto do fim de 2022/23, a SAD do Vilafranquense, então no segundo escalão, chegou a acordo com o Desportivo das Aves 1930, que estava na Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto, para arrendar o estádio do clube nortenho a partir desta temporada.

Efetivada a desvinculação dos ribatejanos, o recém-criado AVS mudou-se com uma nova identidade de Vila Franca de Xira, município do distrito de Lisboa, para a Vila das Aves, situada a 320 quilómetros e pertencente ao concelho de Santo Tirso, no distrito do Porto.

O futebol profissional regressou em 2023/24 à Vila das Aves, três anos depois do adeus à Liga do Clube Desportivo das Aves, vencedor da Taça de Portugal em 2017/18, que estava impedido pela FIFA de inscrever jogadores, na sequência da insolvência da SAD.

Os encontros entre Portimonense e AVS encerram o calendário das provas profissionais esta época, numa fase em que Vizela e Chaves já desceram à Liga 2, por troca com os açorianos do Santa Clara e os madeirenses Nacional, que vão reacender a presença insular na elite em 2024/25, após a primeira época em branco desde 1984/85.

AVS terminou a Liga 2 no 3.º lugar
AVS terminou a Liga 2 no 3.º lugarFlashscore

Os dois próximos fins de semana trazem também o play-off de acesso à Liga 2, entre os vizinhos Feirense, 16.º e antepenúltimo desse escalão, e Lusitânia de Lourosa, terceiro da fase de subida da Liga 3, atrás de Alverca e Felgueiras, estando os duelos marcados para domingo, às 11:00, em Lourosa, e 02 de junho, às 17:00, em Santa Maria da Feira.

Essa ordenação foi determinada por sorteio pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), sendo que cada play-off vai contar com o sistema de videoárbitro (VAR), estando acautelado o recurso ao prolongamento e, se for necessário, ao desempate por grandes penalidades em caso de igualdade no final do tempo regulamentar do segundo encontro.