Acertar o calendário, marcar passo para os milhões: Sporting empata (0-0) com Gil Vicente

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Acertar o calendário, marcar passo para os milhões: Sporting empata (0-0) com Gil Vicente

Atualizado
Nuno Santos entrou ao intervalo mas a noite não era do leão
Nuno Santos entrou ao intervalo mas a noite não era do leãoOpta by Stats Perform/LUSA
O Sporting não saiu do nulo na visita ao Cidade de Barcelos, empatando a zero com o Gil Vicente no jogo em atraso da 25.ª jornada. Depois de cinco vitórias consecutivas, o leão voltou a marcar passo e pode ver SC Braga e FC Porto fugirem ainda mais nos lugares de acesso à Liga dos Campeões.

Recorde as incidências do jogo

Daniel Sousa 3, Rúben Amorim 5

Jogo em atraso da 25.ª jornada, partida a meio da semana e novidades nos onzes das duas equipas. Do lado da equipa da casa, Daniel Sousa, treinador do Gil Vicente, lançou Carraça no lugar de Zé Carlos, fez regressar Aburjania, após castigo, no lugar de Pedro Riba e surpreendeu com a titularidade inédita de Marlon, sentando Boselli no banco de suplentes.

Do lado do Sporting, Rúben Amorim mudou meia equipa em relação ao onze que venceu o Santa Clara por 3-0. Esgaio voltou após castigo, ocupando a ala direita em vez de Arthur Gomes, com St. Juste, Coates e Morita nas vagas de Diomande, Nuno Santos e Trincão, sendo que Paulinho, lesionado, deu lugar a Chermiti na frente de ataque.

Os onzes <mark>iniciais de</mark> <mark>Gil Vicente</mark> e Sporting
Os onzes <mark>iniciais de</mark> <mark>Gil Vicente</mark> e SportingFlashscore

Menos bola, mais perigo

O Sporting entrou pressionante mas foi o Gil Vicente a criar a primeira ocasião de perigo, aos sete minutos, com Aburjania a desmarcar Murilo, com remate por cima do brasileiro mas já em posição irregular. Aos 9' novamente Murilo, desta vez com Adán a defender mas, uma vez mais, com fora de jogo assinalado.

A resposta leonina chegou em cima dos 10 minutos, com Marcus Edwards a servir Pedro Gonçalves que, a dois toques, rematou ao lado da baliza de Andrew. Aos 11' foi Esgaio a cruzar e Chermiti, de calcanhar, a desviar para defesa de Andrew, antes de Esgaio, em zona prometedora, rematar para o guarda-redes do Gil Vicente segurar.

Aos 16 minutos valeu a atenção de Andrew, a sair da baliza para cortar o passe de Pedro Gonçalves para Chermiti.

O Gil Vicente conseguiu equilibrar, Fran Navarro começou a aparecer mas nova ocasião de golo, essa, pertenceu mesmo ao leão, aos 37 minutos: Pedro Gonçalves serviu Edwards, cruzamento do inglês, corte na área e, na recarga, Matheus Reis a rematar para defesa apertada de Andrew.

Respondeu o Gil Vicente, pelo inevitável Murilo, em boa iniciativa individual, culminada com remate para as mãos de Adán.

Estatística <mark>da</mark> primeira parte com equilíbrio na posse de bola
Estatística <mark>da</mark> primeira parte com equilíbrio na posse de bolaOpta by Stats Perform

Houve Santos e dois pecadores

Para a segunda parte Rúben Amorim lançou Nuno Santos no lugar de Gonçalo Inácio, fazendo novamente Matheus Reis recuar para o trio de centrais.

A verdade é que a primeira ocasião de golo do segundo tempo pertenceu ao Gil Vicente e a Marlon, após belíssimo passe de Murilo, com Adán exímio na mancha perante o brasileiro, impedindo a finalização.

A resposta do Sporting, desta vez, foi... colorida, aos 54 minutos: Adán lançou Chermiti, o jovem avançado aguentou a pressão, virou-se, lançou Pedro Gonçalves e o português serviu Marcus Edwards para golo, num lance anulado pelo VAR por posição irregular de Chermiti, junto à linha de meio-campo (93 centímetros).

Ainda antes da hora de jogo, aos 60', foi Morita a fugir pela esquerda, lançado por Pedro Gonçalves, a rematar de pé esquerdo mas ao lado da baliza do Gil Vicente.

Dois minutos depois, aos 61', novo golo que não contou: Pedro Gonçalves adiantado, quando servido por Nuno Santos, a rematar forte mas em lance rapidamente anulado. Aos 63' novo cruzamento de Nuno Santos, Coates a esticar a perna, Andrew a fazer a mancha e Rúben Fernandes a aliviar.

O Sporting pressionava cada vez mais e, aos 67 minutos, Daniel Sousa fazia duas alterações, tirando o criativo Fujimoto e o irrequieto Marlon para lançar Bilel e Pedro Tiba.

Jogo dos bancos

Com o leão a pressionar, eis mais um calafrio na defesa, aos 68 minutos: Coates deixou a bola escapar, Navarro quase se isolava mas o capitão do Sporting foi a tempo de esticar a perna e conseguir o corte. Aos 69' Murilo rematou muito por cima, na sequência da queda de dois jogadores do Gil na área leonina: Nuno Almeida mandou jogar.

Aos 72 minutos o central Tomás Araújo, em evidência mas por duas vezes com queixas físicas, saiu mesmo, dando o lugar ao brasileiro Gabriel Pereira, antes de aos 73 Nuno Santos disparar uma autêntica bomba à entrada da área que Andrew defendeu a dois tempos.

Aos 75 minutos foi a vez de Rúben Amorim voltar a mexer, e em dose dupla, lançando Trincão e Arthur Gomes, nos lugares de Ugarte e Ricardo Esgaio.

Aos 85 minutos, Rúben Amorim lançou a última cartada em campo: Tanlongo, em vez de Morita. Respondeu o treinador do Gil Vicente, fazendo marcha-atrás, com Zé Carlos no lugar de Murilo.

Uma tática antiga: Coates na frente

Aos 87 minutos, num livre promissor de Pedro Gonçalves, Chermiti cabeceou, Andrew desviou mas, uma vez mais, havia fora de jogo: 11 no total!

Em cima do minuto 90 foi Coates a surgir na frente, a libertar Trincão na esquerda mas o cruzamento foi agarrado por Andrew, antecipando-se a Chermiti. E, a partir daí, o capitão dos leões ficou mesmo no ataque.

Nuno Almeida concedeu mais seis minutos e, aos 90+3', Marcus Edwards esteve muito perto de marcar, após assistência de cabeça de Coates: valeu o corte de Adrián Marín.

Já nos derradeiros segundos St. Juste ainda viu um amarelo, após derrubar Tiba, na tentativa de reatar o jogo, mas este terminaria mesmo logo a seguir.

Destaques e estatística final da partida
Destaques e estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Depois de duas derrotas concecutivas o Gil Vicente volta a pontuar, enquanto o Sporting colocou um ponto final no ciclo de cinco vitórias seguidas e pode ver os milhões da Liga dos Campeões... ainda mais longe.

Homem do jogo Flashscore: Murilo (Gil Vicente)

Classificação do campeonato
Classificação do campeonatoFlashscore